sexta, 19 de abril de 2024
Geral
15/02/2019 | 10:24

Reservatório promete diminuir efeitos da falta de água em Balneário Piçarras

A obra da construção de um reservatório de água no bairro Itacolomi, em Balneário Piçarras, começa a ganhar forma. Com a conclusão prevista para o segundo semestre, 500 mil litros de água ficarão reservados na região Norte da cidade, amenizando os efeitos da escassez durante a temporada de verão em todo o município.

A obra teve início com a execução de um reservatório de 2.000m² semienterrado, que localiza-se junto à Estação de Tratamento de Água (ETA), passando pela implantação de adutora de ferro fundido de aproximadamente 3,3 quilômetros. A tubulação é responsável por levar a água da ETA para o reservatório elevado.

A construção de subestação de energia elétrica na ETA também foi necessária para o bombeamento da água até o reservatório. Atualmente a fase é da construção o reservatório em si e duas travessias: uma sobre a BR-101 e outra sobre o Rio Piçarras. Um profissional é responsável pela fiscalização da obra.

"O reservatório atual está no extremo sul (em Penha), abastecendo de montante para jusante, ou seja, Balneário Piçarras que produz a água, recebe por último e, com o reservatório elevado construído ao norte (Bairro Itacolomi), você pressuriza a rede de traz para frente (jusante para montante) e equilibra o sistema", frisou o responsável pelo gerenciamento e fiscalização da obra, Josué Dagoberto Ferreira - contrato pela Prefeitura em 2012.

O recurso para a construção é de R$ 5.326.881,90, provenientes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). "O desenvolvimento da nossa cidade passa por melhorias nos serviços básicos. O reservatório de 500 mil litros garante que a população do Bairro Itacolomi e de toda Balneário Piçarras seja melhor atendida no abastecimento de água, principalmente, em época de alta temporada, que é quando o consumo aumenta significativamente", enfatizou o prefeito, Leonel Martins.

De acordo com a Secretária de Planejamento, Deisy Cristine da Silva Martins, com a capacidade de reservação ampliada, há uma garantia do abastecimento. "O reservatório vai possibilitar que a água chegue com pressão suficiente nos lugares onde a rede já não tem tanta força devido ao alto consumo. Atualmente, Bairro Itacolomi é o último a ser abastecido, com o reservatório, será o primeiro. Essa é a inversão que se faz e que gera o equilíbrio no abastecimento".

O projeto é de 2012, porém entraves administrativos causaram a morosidade do processo, mas que já estão solucionados, segundo o responsável pela fiscalização. "A obra está com todas as pendências equacionadas. As obras foram retomadas e com previsão de conclusão até o fim desse ano. Vai ser interligada ao sistema existente", complementou Josué.

Entraves administrativos

"Houve uma morosidade na questão administrativa do processo em decorrência de exigências da Celesc para que se fosse feito uma subestação única. A Celesc não aceita mais que tenham duas entradas de energia elétrica para o mesmo usuário. Tivemos que fazer uma subestação transformadora para atender a capacidade total da ETA e do reservatório. Essa alteração demandou uma tramitação morosa dentro da Celesc e dentro da Funasa", explicou Josué.

Entretanto, para Josué, a solicitação da Celesc foi pertinente "Por outro lado, o sistema atual estava obsoleto, e o fato da Celesc exigir uma nova estação foi uma medida de segurança, garantia e vida útil ao sistema, então, o sistema saiu beneficiado e a cidade beneficiada com a alteração", exaltou.

Recursos suficientes

Mesmo com a alteração do projeto e o passar dos anos, os recursos são suficientes para a execução da obra "Passou-se cinco anos e o custo da obra continuou o mesmo, além da ampliação do projeto inicial com a nova subestação de energia elétrica", finaliza Josué, que pontua que o fato se deve a economicidade do município em fazer a licitação da obra por etapas e ao planejamento da obra.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS