quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/02/2019 | 10:56

COMBATE AO TABAGISMO TEM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM BOMBINHAS

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, tem investido em diversas atividades de prevenção para orientar a população sobre os cuidados para manter a saúde em dia. No intuito de continuar as atividades de combate ao tabagismo, uma equipe multiprofissional foi montada na última semana de janeiro com o objetivo de auxiliar as pessoas que querem parar de fumar. A equipe é composta por Médico, Cirurgião Dentista, Enfermeira, Psicóloga, Fonoaudióloga, Naturóloga, Nutricionista, Farmacêutica e Recepcionista.

Riscos do tabagismo

Considerado a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo o câncer. A OMS estima que 4,9 milhões pessoas (mais de 10 mil por dia) morrem todos os anos em decorrência do cigarro, que contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, das quais, pelo menos, 70 são cancerígenas. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer estima queo ato de fumar é responsável por 200 mil mortes por ano (23 pessoas por hora), decorrentes de doenças como: câncer de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia; angina e infarto do miocárdio; aneurismas arteriais; bronquite crônica e enfisema pulmonar e derrame cerebral. Além de causar também úlceras, invalidez e impotência sexual.

Fumar não faz mal à saúde somente daqueles que fumam. A fumaça produzida pelo cigarro prejudica, até mesmo, quem não fuma e os coloca na condição de tabagismo passivo, que também aumenta o risco de câncer de pulmão, infarto e doenças respiratórias. As crianças estão expostas no ambiente doméstico quando têm pais ou responsáveis que fumam dentro de casa. Elas adoecem mais de infecções respiratórias e alergias, correm risco de morte súbita da infância e aumentam as chances de se tornarem fumantes na idade adulta. A gestante, mesmo que não fume, mas esteja exposta à fumaça, coloca em risco a gestação e a saúde do bebê.

 “O vício do tabagismo aprisiona, escraviza, causa doenças graves que podem levar à morte ao viciado e à sua família. Acredito que o fumante não deseja este mal, nem para si e, muito menos para seus entes. Venha se juntar ao Grupo de Combate ao Tabagismo, faremos de tudo para auxiliá-lo a livrar-se deste vício”, declara o Coordenador da Equipe de Combate ao Tabagismo – ECT, Carlos Takayuki Yamanaka.

Os fumantes que desejam o auxílio para livrar-se do vício devem procurar a sua Unidade Básica de Saúde ou entrar em contato pelo 47 3369-1698, e serão encaminhados para a Equipe Antitabagista.

 

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS