sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/02/2019 | 10:24

Vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as Unidades de Saúde

Após alerta emitido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras informa que a vacina contra a febre amarela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. O aviso do órgão estadual se deu após estado do Paraná confirmar primeiro caso da doença.


"Por conta da proximidade dos estados, o alerta foi emitido para que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem uma Unidade de Saúde para a imunização", pontuou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel. Todas as pessoas de 9 meses a 59 anos, podem tomar. "Com mais de 60 anos precisam de prescrição", completou.


No ano passado, durante o mês de novembro, a Secretaria realizou um trabalho de intensificação da vacina. Agora, o trabalho ganha nova estratégia por conta o caso registrado em um jovem de 21 anos, no Paraná, que não havia se vacinado. Um levantamento feito pelo Estado, que usa dados de 1994 a 2018, pontua que 10.031 pessoas ainda não foram vacinadas em Balneário Piçarras.


Alessandra ressalta que a vacina "é uma dose única. Quem já foi vacinado alguma vez na vida, não precisa mais tomar agora. Não há necessidade de reforço", acrescentou Alessandra.  A vacinação não é obrigatória, mas recomendada.



CONTRAINDICAÇÕES


A vacina não deve ser tomada por: crianças menores de 9 meses de idade, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade, pessoas com alergia grave ao ovo, que vivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350, em tratamento de quimioterapia/radioterapia, portadoras de doenças autoimunes e submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a resposta imunológica).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS