sexta, 29 de março de 2024
Geral
21/01/2019 | 09:38

Fórum com palestra gratuita sobre 'Janeiro Branco' alerta para a importância da saúde mental e emocional e prevenção ao suicídio

Na próxima segunda-feira (21), às 19h, a Câmara de Vereadores de Itajaí será palco da palestra “Uma conversa que pode mudar tudo”, com a terapeuta Camila Custódio, dentro do Fórum sobre o movimento “Janeiro Branco”. A iniciativa do fórum e de instituir o Janeiro Branco como política pública permanente é do vereador Rafael Dezideiro (DEM), autor do Projeto de Lei nº 8/2019, que tramita nas Comissões da Casa. O evento atende um dos critérios para a aprovação de leis que instituem datas comemorativas; haverá ata e consulta pública sobre o tema.
 
A campanha Janeiro Branco começou há 06 anos em Minas Gerais, e hoje é realizada em várias cidades brasileiras e no exterior. O movimento visa destacar a importância da gestão da saúde mental e emocional. A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí oferece apoio psicológico nas unidades de saúde e nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Entretanto, não há lei fixando a campanha no calendário do Município nem verba específica no orçamento.
 
Especialista em Inteligência Emocional pela Academia da Inteligência do Dr. Augusto Cury, incentivadora do movimento e palestrante do fórum, a terapeuta Camila Custódio destaca a relevância do tema. “A campanha do Janeiro Branco é importante porque fomenta a necessidade de se conversar, de se abrir. Há sofrimentos que podem ser prevenidos, dores que podem ser evitadas. Violências que podem ser impedidas, cuidadas ou reparadas. Uma conversa pode mudar tudo, literalmente”, comentou a profissional.
 
De acordo com a especialista, expor uma emoção é desconfortável para a grande maioria das pessoas, mas tentar apagar ou sufocar pode acabar fazendo com que essa emoção ganhe mais força. Camila destaca que falar sobre as emoções melhora as relações interpessoais, permite que o outro se sinta confidente e confiante e isso aumenta o carinho e a solidariedade entre as pessoas. 
 
Autor do PL sobre o tema, o vereador Rafael Dezideiro celebrou a proposição e projetou seu impacto. “Fico muito satisfeito de ter a oportunidade de apresentar à sociedade um projeto de lei tão relevante. Como política pública permanente, o “Janeiro Branco” pode e vai ajudar muitas pessoas”, disse o parlamentar.
 
Mas quando falar sobre o que estamos sentindo?
 
“Sempre que você sentir um peso no seu interior, um nó que não lhe permite pensar com clareza e muito menos agir de forma eficiente. Existem situações nas quais é muito difícil falar sobre as próprias emoções, mas é preciso ter coragem, afastar a vergonha e o tabu de que buscar ajuda é sinal de fraqueza”, explica a terapeuta Camila.
 
A palestrante
 
Camila Custódio é Terapeuta, Palestrante e Coach. Formação em Serviço Social, com especialização em Terapia de Família e Casal, Pós-graduada em Psicologia Transpessoal, Mastercoach em Mauêutica Socrática, Especialista em Inteligência Emocional pela Academia da Inteligência do Dr. Augusto Cury.
 
Entenda o Janeiro Branco e os objetivos da Campanha
 
1 – Fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e Emocional e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;
 
2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;
 
3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;
 
4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
 
5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.
 
 
Serviço: Palestra “Uma conversa que pode mudar tudo”, com a terapeuta Camila Custódio, dentro do Fórum sobre o “Janeiro Branco” e a importância da gestão da saúde mental e emocional.
 
Dados da Secretaria de Saúde de Itajaí:
 
2014 – 14 suicídios
 
2015 – 09 suicídios
 
2016 – 10 suicídios
 
2017 – 21 suicídios
 
2018 – 15 suicídios
 
Nestes 05 anos:
 
02 tinham entre 10 a 14 anos
 
04 tinham entre 15 a 19 anos
 
09 tinham entre 20 a 29 anos
 
17 tinham entre 30 a 39 anos
 
12 tinham entre 40 a 49 anos
 
17 tinham entre 50 a 59 anos
 
04 tinham entre 60 a 69 anos
 
04 tinham 70 anos ou mais.
 
Patrick Schneider - Jornalista
Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS