sexta, 29 de março de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
15/10/2018 | 11:21

II Festival Internacional de Violão de Balneário Camboriú terá quatro dias de atrações

Durante quatro dias, Balneário Camboriú será palco do II Festival Internacional de Violão. De 1 a 4 de novembro, o evento reúne grandes nomes do violão nacional e internacional em uma programação inédita e gratuita, que inclui masterclasses, palestras, exposição de obras, apresentação de livro, recitais e concertos. A iniciativa tem apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
 
Neste ano, o evento terá a presença do primeiro Doutor em Violão do Brasil e um dos violonistas de destaque da nova geração, Daniel Wolff, que participa da abertura do festival. Também estão confirmadas as presenças dos violonistas Gabriel Schebor (AR), Benedikt Mensing (AL/BR), Marcos Pablo Dalmacio (AR/BR), Cristo Miguel de La Cruz (MX/BR), Pablo De Mello Heredia (BR), Daniel Paranhos (BR) e do palestrante Rodrigo Rafael Valentini (BR).
 
O encerramento do evento contará com a apresentação de uma obra comissionada ao compositor, arranjador, concertista, maestro e professor, Jaime Mirtenbaum Zenamon. Autor de inúmeras peças para violão, violino, violoncello, flauta, oboé, bem como trilhas sonoras e obras para orquestra, balé, concertos e óperas, o maestro teve suas obras gravadas em mais de 150 CDs/DVDs. Em 2000, regeu a Orquestra Sinfônica de Berlim, tornando-se o primeiro músico brasileiro a reger essa conceituada orquestra, executando sua própria obra.
 
Outra atração do festival será a apresentação da Orquestras da Ilha com o solista convidado, Cristian Andres Faig (flauta), de Florianópolis. O evento ainda reserva espaço para palestras, exposição de obras de arte do artista plástico Victor Sieczko e apresentação de livro sobre violão erudito.
 
As inscrições para participar dos masterclasses e palestras do festival já estão abertas por meio do site: https://goo.gl/27ys63. Podem participar dos eventos músicos de nível iniciante, intermediário e avançado, além de professores e admiradores do violão. 
 
Toda a programação ocorre nas dependências do Teatro Municipal Bruno Nitz, que fica localizado na Avenida Central, esquina com a rua 300, no Centro de Balneário Camboriú. Mais informações pelo telefone (47) 9 9931-4423, e-mail marcospablodalmacio@gmail.com ou ainda pelo Facebook e Instagram @festivaldeviolaobc.
 
Sobre o festival
 
Idealizado pelo instrumentista, professor e compositor Marcos Pablo Dalmacio, o festival oportuniza o intercâmbio de conhecimentos entre mestres do violão erudito e a nova geração de músicos por meio de palestras e masterclasses. Também promove concertos gratuitos com diferentes formações musicais e fomenta a produção de novas obras, abrindo espaço para apresentação de peças inéditas.
 
“A programação do festival é voltada para música de violão solo e conjuntos instrumentais, abrangendo diversas épocas e estilos. A intenção é ampliar o acesso do público da cidade à música erudita, estimulando a participação nesses eventos e oferecendo possibilidade de aprimoramento técnico aos músicos de todo Estado”, afirma Marcos Pablo Dalmacio.
 
Confira a programação completa do festival:
 
01/11 (quinta-feira)
Recepção dos inscritos - a partir das 17h
Apresentação do Festival - 19h30
Recital de abertura - 20h
-Pablo De Mello Heredia / Daniel Paranhos
-Daniel Wolff (BR) 
 
02/11 (sexta-feira)
Masterclass - 9h às 12h
-Gabriel Schebor
-Marcos Pablo Dalmacio 
Masterclass - 14h às 17h
-Gabriel Schebor
-Daniel Wolff
Palestra - 18h
- Rodrigo Rafael Valentini
Recital - 20h
-Benedikt Mensing (AL/BR)
-Exposição Victor Sieczko (Artista Plástico)
-Marcos Pablo Dalmacio (AR/BR)
 
03/11 (sábado)
Masterclass - 9h às 12h
-Daniel Wolff
-Marcos Pablo Dalmacio
Apresentação de livro - 17h
- Marcos Pablo Dalmacio
Recital de alunos - 18h
Recital - 20h
-Cristo Miguel De La Cruz (MX/BR) 
-Gabriel Schebor (AR) 
 
04/11 (domingo)
Concerto especial - 17h
-Daniel Wolff, Gabriel Schebor, Marcos Pablo Dalmacio e Quarteto de Cordas
Concerto de encerramento - 20h
-Solista e Orquestra de Cordas da Ilha e solista convidado Cristian Andres Faig (flauta)  
-Estreia de obra comissionada ao compositor Jaime Zenamon.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS