sexta, 19 de abril de 2024
Geral
20/06/2018 | 09:58

Balneário Camboriú: Posto de Saúde Central terá duas equipes de ESF e elimina fichas de consulta

Saúde é tratada com prioridade em Balneário Camboriú e para melhorar os atendimentos, diversas mudanças estão sendo realizadas nas Unidades de Saúde para desburocratizar os atendimentos. No Posto Central, desde a última semana, não é mais necessário pegar fichas para consultas. O agendamento semanal agora pode ser feito durante todo dia, das 7h às 19h.

“Neste mês iniciamos o horário estendido, que começou pelas Unidades de Saúde das Nações e dos Municípios, e agora eliminamos as filas para entrega de fichas de consultas no Posto Central. Essas ações serão ampliadas para todas as unidades de saúde”, disse o prefeito, Fabrício Oliveira.

A equipe da Unidade de Saúde Central faz o acolhimento da demanda espontânea e realiza consultas de enfermagem aos pacientes com dores agudas. Além disso, todos os encaminhamentos para especialistas, como pediatras e ginecologistas, passam por avaliação do enfermeiro ou clínico geral.

Além de eliminar a entrega de fichas, o Posto Central terá duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para atender o Centro da cidade. O trabalho iniciou com o planejamento da territorialização da região central, com a delimitação das ruas e número das residências, para que em breve iniciem os atendimentos como já acontece nos outros bairros do município.

“A região Central foi dividida em seis regiões de atendimento, dessas duas terão vínculo com a Estratégia de Saúde da Família. Esse mapeamento é para quando os pacientes vierem agendar consulta, eles já agendem por rua. Duas regiões terão médico da família e as outras terão dois ou três clínicos gerais”, explicou a secretária de saúde, Andressa Hadad.

A Secretaria de Saúde está em processo de convocação dos profissionais, aprovados em concurso público. Ainda restam se apresentar um enfermeiro e os agentes comunitários de saúde.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AMPLIADO

Na última semana, a Unidade de Saúde das Nações (CAS), na Rua México, começou a atender até as 22h. A ampliação do horário faz parte do novo programa “Mais Saúde para Você” que vai possibilitar que a população tenha atendimento médico após o horário de trabalho.

Na Unidade dos Municípios, o atendimento estendido também iniciou, porém até as 19h. A previsão é de que até julho, todas as Unidades Básicas de Saúde estejam atendendo até as 22h, de segunda a sexta-feira, com equipe formada por médico, técnico de enfermagem e enfermeiros. O horário ampliado deve reduzir os atendimentos no PA da Barra e PA do Ruth Cardoso. Saiba mais aqui.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS