quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/06/2018 | 09:32

BC: Simpósio tratou sobre proteção animal nesta quarta-feira

A rede de proteção animal existente no município, a adoção, o abrigo e a castração foram alguns dos temas discutidos na tarde desta quarta-feira (13), no 1º Simpósio de Proteção Animal de Balneário Camboriú. O evento, ocorrido na Câmara de Vereadores, reuniu professores, especialistas em educação e demais interessados no assunto.

Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Programa Terra Limpa e Conselho de Proteção Animal (COMPA), o simpósio foi planejado para dar início a um projeto de educação ambiental voltado à proteção animal, especialmente os domésticos, que o Município pretende implantar.

“Nossos animais de estimação são membros da grande família humana”, disse a educadora ambiental do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones, na abertura do evento.

Presidente do COMPA e secretária de Gestão Administrativa, Karine Gomes destacou as ações que o Município desenvolve relacionadas à causa animal. Entre elas, estão a criação do salvamento 24h (pelo telefone 153) de animais de rua (para casos graves), a ampliação dos valores investidos na área e a aquisição de uma viatura nova para resgates da Guarda Ambiental.

O secretário do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Ike Gevaerd, ressaltou a importância de parcerias que o Município tem com ONGs que cuidam de animais domésticos e silvestres. Com sede no Bairro Nova Esperança, a ONG Viva Bicho abriga animais domésticos abandonados e maltratados e encaminha-os para adoção. Em 2017, deram entrada na ONG 1.044 animais, entre cães e gatos. Foram doados 820. E houve 1.897 castrações. Atualmente, vivem no local 600 animais. “Não queremos que o abrigo seja o último lar deles. Por isso a gente trabalha em cima de adoções, fazendo feiras mensalmente. ONG não é a solução, não é deposito de animais, tem que ser só o último recurso para aquele que não tem para onde ir. Então, é preciso ensinar as pessoas desde crianças de que os animais têm de ser respeitados”, contou a presidente da Viva Bicho, Pamela Israelson.

Vereadora em Itajaí envolvida com a proteção animal, Renata Narcizo falou no simpósio sobre o que os simpatizantes da causa podem fazer para colaborar com o bem-estar dos pets. Tornar-se madrinha ou padrinho dos bichos de rua é uma das atitudes que podem ser tomadas, fornecendo ração, água e casinha, além de ajudar com recursos para castração.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS