terça, 16 de abril de 2024
Geral
13/06/2018 | 15:58

Univali implanta inovações acadêmicas no ensino superior

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) implementa neste ano o projeto das Escolas de Conhecimento. A mudança de Centros de Educação para Escolas não se restringe apenas à nomenclatura, amplia-se para a construção de um ambiente mais articulado e versátil, que provoca novas formas de estudar e viver a Universidade. A proposta está respaldada por pesquisas de contexto interno e externo, pretende gerar mais engajamento em toda comunidade acadêmica, e foi apresentada durante a reunião da Câmara de Ensino (Caen) do Conselho Universitário, realizada na tarde do dia 12 (terça-feira), no Plenário dos Conselhos Superiores, em Itajaí.

O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, participou da reunião e destacou dois macroprogramas em desenvolvimento previstos em seu plano de gestão – a implantação das Escolas de Conhecimento e o Programa Trilhas Formativas, que contemplará a formação dos docentes, agora de forma contínua, nas modalidades presencial e a distância, nos âmbitos pedagógico, técnico-profissional e pessoal. "Estas propostas concretizam-se a partir de parcerias que estamos estabelecendo e do envolvimento de todos, permeando a inovação em todo esse contexto", afirmou.

 

A diretora de Educação, professora Regina Célia Linhares Hostins, apresentou os programas aos conselheiros. Sobre as Escolas do Conhecimento, a docente explicou que a alteração acompanha a necessidade da Univali, assim como de outras universidades de reinventar-se, com práticas que valorizem a inovação, a interdisciplinaridade, o rompimento de limites entre cursos e áreas, com vistas ao conhecimento em rede e a construção da carreira acadêmica e profissional, de forma simultânea. Para ela, esta iniciativa busca fortalecer a identidade comunitária da Univali e consolidar sua reputação acadêmica no contexto internacional, considerando que a maioria das universidades do exterior trabalham com Escolas de Conhecimento.

"Todo esse movimento permitirá que o acadêmico seja mais autônomo, construa a própria carreira a partir de suas próprias afinidades e, por meio deste currículo mais personalizado, talvez nos faça pensar na formação de profissões que ainda não existem", ressalta Regina.

O que são as Escolas do Conhecimento e como elas estão organizadas?

O conceito de Escolas do Conhecimento é de cruzamento e rearticulação de temporalidades, espaços e áreas do conhecimento na Universidade. Portanto, a transformação dos Centros de Educação em Escolas do Conhecimento pauta-se em quatro formas de transformação: nas estruturas, nas relações, nas experiências de aprendizagem e nas fronteiras espaço-tempo.

Na Univali as escolas de conhecimento estão organizadas da seguinte forma: Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade; Escola da Educação; Escola de Ciência da Saúde; Escola de Ciências Jurídicas e Sociais; Escola do Mar, Ciência e Tecnologia; e Escola de Negócios. Trata-se de um projeto institucional da Univali. Com ele, quebram-se as barreiras de áreas e níveis de atuação e todos pensam o conhecimento em rede: educação básica, graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

As estruturas acadêmicas deixam de ser centralizadas para serem expandidas, distributivas e cooperativas entre escolas, cursos e estudantes. Com isso, os currículos passam a ser integrados, com mais disciplinas práticas, núcleos integradores de disciplinas para vários cursos, e o ensino ganha mais possibilidades de ser híbrido entre o presencial e a distância.

A mudança também passa pela consciência das subjetividades envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem e no fortalecimento de uma nova relação entre estudante e professor diante do conhecimento, com compartilhamento de experiências, no intuito de buscar impacto positivo na sociedade.  

Implantação

A construção desse novo modelo está em desenvolvimento por meio da organização de reuniões participativas com os diferentes segmentos da universidade, de modo que, em 2019, este esteja implantado com mudanças evidentes, a partir de um perfil mais híbrido de formação, que combina saberes diferenciados e percorre caminhos combinando ensino, pesquisa, extensão, alicerçados na tecnologia e na inovação, em espaços compartilhados, multifuncionais, visando a transversalidade de áreas.

De julho a dezembro deste ano a equipe gestora, de docentes e de áreas de apoio estratégicas da Univali participam de reuniões de planejamento para implementação de novas metodologias de ensino, baseadas em pesquisa e inovação, reconfiguração dos espaços e ambientes de aprendizagem e convergência entre áreas.

Em relação ao Macroprograma Trilhas Formativas, no período de agosto a novembro, serão ofertadas aos docentes diferenciadas oficinas digitais, estruturadas em rotas de formação, com ênfase na inovação e no uso de tecnologias educacionais. As formações presenciais ocorrerão em fevereiro de 2019, focadas nas mudanças conceituais e metodológicas das Escolas.

Conduzida pelo vice-reitor de Graduação e Desenvolvimento Institucional e presidente da Caen, professor Carlos Alberto Tomelin, a reunião ordinária contou com a votação de questões relacionadas ao ensino, de propostas de mudanças na matriz curricular dos cursos e do projeto de um novo curso que será lançado pela Univali, pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) e pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes).


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS