sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/06/2018 | 15:52

Ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol é técnico em Balneário Camboriú

A partir desta quinta-feira (14), amantes do futebol de todo o mundo irão acompanhar os jogos da Copa do Mundo, na Rússia. Em Balneário Camboriú, os alunos das escolinhas de futebol da Fundação Municipal de Esportes também estarão ligados nos jogos, e alguns deles irão acompanhar as partidas ao lado de um ex-jogador da Seleção Brasileira: César Prates.

O atleta teve uma carreira vencedora durante seus 16 anos de futebol. Com passagem pela Seleção Brasileira e por clubes como Internacional, Real Madrid, Vasco da Gama, Coritiba, Corinthians e Sporting, este último clube português, ele atuou ao lado e deu dicas a um dos melhores jogadores da história, Cristiano Ronaldo. Desde 2013, o atleta, descobriu seu novo propósito em Balneário Camboriú.

Com apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), ele fundou o Instituto César Prates, para a formação de novos atletas. “Trabalhamos com jogadores entre 15 e 20 anos, categorias que a FME em si não atende. Aqui realizamos todos os princípios trabalhados nos grandes clubes europeus que eu passei, desde o treinamento, até o comportamento tático” disse César.

A ideia do Instituto César Prates, surgiu quando ele resolveu parar de jogar futebol e cuidar do filho. “Meu filho sempre sonhou em ser jogador de futebol. Então pensei que não havia ninguém melhor do que eu para formar ele para essa vida de atleta. Por isso iniciei como auxiliar técnico voluntário, na Fundação Municipal de Esportes e abri o Instituto, que acabou ajudando outros jovens”, contou o ex-jogador.

Seu filho é David Andreata Prates, tem 17 anos e atua como volante. O jovem, que acompanha hoje os treinamentos do banco, por estar com uma lesão no menisco, escolheu sua posição no campo de futebol pelas suas características principais: boa saída com a bola e o passe longo. Ele garante expectativa para a copa do mundo e espera ver o volante Casemiro, da Seleção Brasileira jogar, para poder aprender com o craque. “Eu gosto da Copa do Mundo, lá estão os melhores e aprendemos sobre tudo”, pontuou David.

César garante que atua como pai não só para David, mas para todos os atletas ali presentes. Hoje eu trabalho com 44 jovens e acompanho eles em todos os processos, desde a entrada na escola, até suas notas. “Treinamos meninos para se tornarem homens de verdade e não sofrerem muito emocionalmente, caso a carreira de jogador não dê certo”, conta o ex-jogador do Real Madrid e hoje técnico de futebol.

A Seleção Brasileira mexe com os jovens garotos. Os cabelos de um Neymar, brincos e chuteira colorida, fazem a cabeça de muitos dos atletas que buscam um futuro no futebol. “Eu alerto meus atletas a se dedicarem a tudo que é passado de trabalho, para depois eles se preocuparem com o estilo e a moda dos jogadores de futebol. Na minha época de jogador, não existia nem chuteira branca e tatuado era tido como maloqueiro”, brinca César Prates.

A Copa do Mundo servirá de aprendizado para os jovens jogadores de Balneário Camboriú. Eles assistirão os principais jogos da Copa do Mundo juntos para analisarem táticas, jogadas e posicionamento em campo. A intenção é que eles vejam que tudo que eles aprendem nos treinos é aplicado nos jogos.

A Parceria com a Fundação Municipal de Esportes

O Instituto César Prates, treina três vezes por semana no Campo do Bairro Nova Esperança, que é administrado pela Fundação Municipal de Esportes.

No dia 14 de julho, a equipe comandada por César, representa a Fundação Municipal de Esportes no Campeonato Sul-Americano de futebol, que acontece em Balneário Camboriú.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS