quinta, 28 de março de 2024
Geral
11/06/2018 | 15:41

Dongfeng Race Team lidera provisoriamente penúltima etapa

A disputa da décima etapa da Volvo Ocean Race segue bastante acirrada nesta segunda-feira (11), quase 24 horas após a largada de Cardiff (País de Gales) com destino a Gotemburgo (Suécia). Regta terá 1.300 milhas ao todo.

O líder da classificação geral é o que mantém a melhor média de velocidade no início da penúltima perna. O Dongfeng Race Team foi o primeiro a passar pela Fastnet Rock, na ponta sul da Irlanda.

O time chinês tem vantagem de um ponto em relação ao MAPFRE e três do Team Brunel na classificação geral. Por isso, conseguir somar mais pontos nessa etapa pode ser decisivo.

Desde que deixaram a capital galesa, os barcos enfrentam ventos inconstantes e soprando fraco - menos de 10 nós de média.

"Depois do início nos tentamos andar, mas depois estacionamos junto com o MAPFRE", disse Bouwe Bekking, comandante do Team Brunel. ''O Dongfeng veio de trás com pressão e pegou a liderança. Lentamente a brisa aumentou durante a noite e tivemos que fazer várias mudanças de vela, que foram perfeitamente cronometradas''.

O Team Sun Hung Kai / Scallywag, por exemplo, foi forçado a ancorar na noite passada por causa da maré contrária e do vento fraco.

A menos de cinco quilômetros de distância do Dongfeng, em sexto lugar, o Vestas 11th Hour Racing estava se preparando para fazer todo o possível para pegar seus rivais.

"Tivemos um bom começo e, de repente, tudo foi revertido", disse Jena Mai Hansen, do Vestas 11th Hour Racing. "No momento, ainda podemos ver todo mundo, então só precisamos de um pouco mais para que possamos pegá-los".

Depois de passar pela Fastnet Rock, a flotilha vai por Bull Rock e começará a curva à direita para subir a costa oeste da Irlanda, em ventos contrários.

"Esta perna é complicada", explicou Dee Caffari, do Turn the Tide. ''Muita terra em ambos os lados, algumas plataformas de petróleo e parques eólicos. Vai ser um trabalho muito intenso para o navegador''.

Classificação geral da Volvo Ocean Race

1. Dongfeng Race Team - 60 pontos

2. MAPFRE - 59 pontos

3. Team Brunel - 57 pontos

4. team AkzoNobel - 48 pontos

5. Vestas 11 horas de corrida - 36 pontos

6. SHK / Scallywag - 29 pontos

7. Turn the Tide on Plastic - 26 pontos

 

** Se houver igualdade na classificação geral, a tabela da In-Port Race Series será usada para desempate.

 

Classificação geral das In-Port Race Series

1. MAPFRE - 56 pontos

2. Dongfeng Race Team - 49 pontos

4. Team Brunel - 41 pontos

3. team AkzoNobel - 39 pontos

5. Vestas 11 horas de corrida - 26 pontos

6. Sun Hung Kai / Scallywag - 21 pontos

7. Turn the Tide on Plastic - 17 pontos


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS