sexta, 29 de março de 2024
Geral
21/05/2018 | 17:21

Ministério da Agricultura autoriza comercialização de mariscos de Santa Catarina com outros estados

Nesta sexta-feira (18) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) voltou a autorizar a venda de moluscos produzidos em Santa Catarina para outros estados. Os estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) podem comercializar seus produtos normalmente.

Como a Cidasc retomour as análises microbiológicas dos moluscos bivalves, o Mapa autorizou o recebimento de ostras e mariscos nos estabelecimentos com SIF. Ao todo, a Cidasc acompanha 27 pontos de maricultura no estado e as análises voltaram a ser feitas na segunda-feira (14).

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a normalização das análises microbiológicas traz um alívio para os maricultores e segurança para as indústrias e consumidores. Uma vez que, todas as condições necessárias para a inspeção federal estão sendo atendidas.

Os primeiros resultados das análises microbiológicas indicaram que são seis áreas totalmente liberadas comercialização dos moluscos pelos produtores para as indústrias com SIF: São Miguel, Sambaqui, Freguesia do Ribeirão, Ganchos de Fora, Fazenda da Armação e Costeira do Ribeirão. E três áreas liberadas sob condição, ou seja, os moluscos devem passar por tratamento térmico ou depuração: Ponta do Papagaio, Caieira da Barra do Sul e Praia do Cedro.

O monitoramento é continuo e os resultados das análises microbiológicas podem ser acompanhados no site da Cidasc:

http://www.cidasc.sc.gov.br/defesasanitariaanimal/resultados-das-analises-microbiologicas-em-moluscos-bivalves-2018/


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS