quinta, 18 de abril de 2024
Geral
21/05/2018 | 16:25

Itajaí sediará o 1º Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas

Entre os dias 23, 24 e 25 de maio (quarta, quinta e sexta-feira), Itajaí vai sediar o 1º Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas. Esta é a primeira edição do que abordará um tema diferente a cada ano e o violão latino será o protagonista deste ano. O encontro inicia com o Encontro de Profissionais de Música na Univali e a programação segue na Casa de Cultura Dide Brandão nos outros dias.

A programação oferece encontros, palestras e concertos gratuitos com violonistas do cenário nacional e internacional. As inscrições para as palestras serão feitas na hora do evento, com vagas limitadas de 80 lugares.

O 1º Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas é realizado pela Fundação Cultural de Itajaí, por meio do Edital de Apoio a Eventos Comunitários. O seminário conta com o apoio do Conservatório de Música Popular de Itajaí, Curso de Música da Univali, Associação Cultural Cuerdas al Aire e da Café Maestro Produções.

Sobre os artistas

Para falar do Violão Latino de forma dinâmica e abrangente, o seminário conta com a presença de três mestres do estilo. O primeiro deles é o italiano Diego Salvetti, que representa a Europa no Seminário. Com o violão flamenco como especialidade, o músico e pesquisador lançou recentemente o livro “Técnica para Violão”.

Ricardo Villanueva é músico e sociólogo e vem diretamente do Peru para levar o nome da América Latina no evento. No livro “Guitarra Andina Del Peru”, Villanueva realizou um trabalho pioneiro na catalogação e transcrição do repertório de música andina para violão.

E para fechar os violonistas convidados, o pesquisador e músico itajaiense Ricardo Pauletti é o representante do Brasil. O violonista recentemente defendeu a dissertação de mestrado “O Violão de Sete Cordas no Brasil e sua Trajetória de Acompanhador a Solista”, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

PROGRAMAÇÃO

23 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)

.: ATIVIDADE - Encontro com profissionais da música na UNIVALI com Ricardo Villanueva
Local: Curso de Música da Univali (Bloco D8 – sala 202)
Horário: 10h30
Quanto: Gratuito

.: ATIVIDADE - Palestra “Guitarra Andina Del Peru” com Ricardo Villanueva
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: 16h
Quanto Gratuito

24 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)

.: ATIVIDADE - Palestra “O Violão de Sete Cordas” com Ricardo Pauletti
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: 14h
Quanto: Gratuito

.: ATIVIDADE - Palestra “Técnica para Violão” com Diego Salvetti
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: 16h
Quanto: Gratuito

.: ATIVIDADE - Concerto com Ricardo Pauletti e Ricardo Villanueva
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: 19h30
Quanto: Gratuito

25 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)

.: ATIVIDADE - Concerto com Diego Salvetti
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: 20h30
Quanto: Gratuito


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS