quinta, 28 de março de 2024
Geral
Divulgação
22/03/2018 | 16:46

Conselho da Mulher e Comissão da Mulher Advogada comentam manifestação realizada na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

Na tarde desta quinta-feira (22) as Comissões da Mulher Advogada e de Direitos Humanos da 15ª subseção da OAB, Balneário Camboriú, publicou uma nota de esclarecimento sobre a manifestação pacífica que realizaram na noite de ontem, quarta-feira, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. O Conselho da Mulher de Balneário Camboriú e mulheres em geral da sociedade civil também participaram do movimento social.

A manifestação contou com aproximadamente 30 mulheres que, em nenhum momento, foram convidadas a se retirar da Câmara. O teor pacífico deixou claro que o intuito não era difundir diferenças, mas buscar igualdade entre as condições impostas aos gêneros masculino e feminino. ''O objetivo foi chamar a atenção ao assédio sexual e violência que mulheres sofrem em todos os lugares e espaços públicos, em particular, no trabalho, além de demonstrar apoio à Vereadora Juliethe, única vereadora mulher da Câmara de Balneário Camboriú, que sofreu abuso sexual, e à servidora Angelita, que sofreu agressão física'', afirma Ana Lodi, vice-presidente do Conselho da Mulher de Balneário Camboriú.

Quando as manifestantes chegaram ao local, havia forte esquema policial. A sessão demorou a começar porque alguns dos vereadores demonstraram desconforto com a presença de grande número de mulheres munidas de cartazes. ''Alguns vereadores ficaram rindo enquanto as mulheres colavam os cartazes'', afirma Ana.

''A Vereadora Juliethe Nitz está em minoria na Câmara de Vereadores, inclusive a única representante mulher. O que se buscou ontem foi mostrar que mulheres podem ser unidas, se apoiar, buscar defender seus interesses e também ter os homens participando nisso como apoiadores, como entendedores dessa situação que se apresentou'', comenta Jaina Atanasio dos Santos, advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Balneário Camboriú. Ela ainda afirma que o acontecido foi realmente uma situação infeliz, constrangedora, mas que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), principalmente da 15ª. Subseção, repudia qualquer tipo de violência contra o ser humano.

As manifestações a favor dos direitos das mulheres são feitas regularmente pelo Conselho da Mulher de Balneário Camboriú. Dia 10 de março, o Conselho realizou o ato ''Cortejo Por Elas'' para lembrar que o dia 8 de março é mais que uma celebração - é uma memória das lutas travadas por todas as mulheres.

O conselho também apoia o grupo Mulheres do Litoral, que incluem mulheres da região litoral do Vale do Itajaí. Juntos realizaram três atos ''O Machismo Mata'': um pela morte da policial por seu companheiro, um pela Vereadora carioca Marielle Franco, e o último domingo passado (18) pela morte de uma mulher em Penha, que havia feito dezenas de boletins de ocorrência contra o ex-marido e mesmo assim foi assassinada a facadas enquanto dormia com seus filhos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS