sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/03/2018 | 15:00

Academia Municipal de Saúde oferece atividades físicas gratuitas para moradores de Camboriú

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, oferece atividades físicas para a população de forma gratuita na Academia Municipal de Saúde. Turmas com cerca de 20 alunos participam semanalmente de aulas funcionais e de dança, caminhadas, gincanas, entre outras atividades que seguem cronograma de educador físico. A unidade busca promover ações de saúde, instruir a população sobre hábitos saudáveis, assim como prevenir agravos de acidentes ou doenças crônicas.

Atualmente, cerca de 130 alunos estão cadastrados e há seis turmas em andamento. As aulas são realizadas em dias alternados – grupos às segundas, quartas e sextas-feiras; outros às terças e quintas-feiras – e duram cerca de 1 hora. “Não assumimos a preocupação estética, mas visamos, sim, a totalidade física e mental dos participantes, respeitando as individualidades e promovendo o cuidado humanizado do corpo e da mente”, explica a coordenadora da Academia de Saúde, Ana Carina Gonçalves.
 
Para participar das aulas, os moradores são encaminhados pelos médicos das Unidades de Saúde ou por outros profissionais do município – fisioterapeutas do Centro de Reabilitação e Fisioterapia (Cerfis), por exemplo. “Alguns participantes descobriram o serviço por conta de outros moradores. A Academia de Saúde também atende demanda livre, mas sempre respeitando a fila de espera de inscritos. Os moradores só terão que se consultar com médico para verificar se há a autorização para prática de atividade física”, comenta Ana Carina.
 
Nice Maria Cristofolini, de 65 anos, viu a mobilidade diminuir com passar dos anos e sofria com frequentes dormências pelo corpo. Após consultas com um fisioterapeuta do município, a moradora foi encaminhada para a Academia de Saúde e, em março de 2017, iniciou as atividades físicas. 
 
“Eu não conseguia nem andar, caia com frequência, não conseguia manter o equilíbrio. Estava sempre triste em função disso. Com algumas aulas, já comecei a caminhar melhor e ver os resultados. Hoje em dia, não tenho mais nenhuma dificuldade. Além disso, emagreci 25 quilos e passei a me achar bonita”, compartilha Nice. 
 
O secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser dos Santos, acredita que os encontros além de estimularem a coordenação motora, agilidade, flexibilidade e condicionamento físico, recuperam a autoestima dos participantes. “A prática de exercícios físicos melhora a qualidade de vida das pessoas. É perceptível os reflexos positivos que a atividade física traz na capacidade de socialização dos moradores ou em quadros de depressão grave”, analisa.
 
A Academia Municipal de Saúde está localizada na Rua Tarci Testoni dos Santos, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas e das 14 às 17 horas. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS