quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/02/2018 | 10:56

Município inicia chamamento de pacientes para mutirão de catarata

A Secretaria de Saúde de Itajaí começou a chamar, nesta quinta-feira (15), os pacientes do município que participarão do mutirão de cirurgias de catarata. Ao todo, serão ofertados 320 procedimentos durante o mês de fevereiro para quem está na fila de espera. O mutirão conta com investimentos do Governo do Estado de Santa Catarina e será realizado no Hospital Nossa Senhora da Penha.

“As cirurgias de catarata são um dos gargalos do município. Há 800 pessoas na fila de espera e apenas dois médicos no Hospital Marieta realizam os procedimentos pelo SUS. Com esse mutirão, vamos conseguir atender mais itajaienses. O desafio do prefeito Volnei Morastoni é realizar ainda mais ações, ajudando a reduzir as filas de espera, principalmente para cirurgias de média complexidade”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Nesta quinta-feira (15), os primeiros 160 pacientes que participarão do mutirão foram orientados pelo Departamento de Regulação de Cirurgias do município. As cirurgias estão marcadas para os dias 20 e 24 de fevereiro e serão realizadas por uma equipe de médicos de São Paulo, contratada pelo Governo do Estado. Os outros 160 pacientes farão a cirurgia nos dias 26 e 28 de fevereiro.

A Secretaria de Saúde disponibiliza transporte e alimentação para todos os pacientes que necessitarem. Profissionais do departamento de Regulação de Cirurgias também vão acompanhar os usuários até o Hospital de Penha para garantir o bom atendimento.

Presente de aniversário

O paciente Juares Pinto dos Santos vai ganhar de presente de aniversário a cirurgia de catarata que tanto esperava: no dia 24 de fevereiro, quando completa 64 anos, vai realizar o procedimento pelo mutirão de exames. Santos entregou o pedido da cirurgia em novembro de 2017 e aprovou a agilidade do município. “O médico disse que a cirurgia poderia demorar até dois anos, mas com o mutirão foi rápido. Acho isso ótimo, estão cumprindo o seu dever, estou gostando muito”, completa.

Demétria Vicentin Eger, 75, também vai participar do mutirão em Penha e se surpreendeu com a rapidez. “Acho bom os mutirões, são pelo bem da gente. Toda a cirurgia tem risco, mas assim vou poder voltar a enxergar melhor”, relata.

Nazir da Silva, 69 anos, é outra paciente beneficiada com o mutirão. Ela estava esperando pela segunda cirurgia de catarata desde o ano passado. “Acho bom o mutirão, pelo menos vamos ser atendidos logo e não temos que ficar esperando tanto tempo”, diz.

___________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS