sexta, 29 de março de 2024
Geral
19/12/2017 | 10:16

INVESTIMENTOS DA CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA PREPARAM SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO PARA A TEMPORADA DE VERÃO

No tratamento do esgoto, a Companhia finalizou a implantação de mais de 19 quilômetros de redes coletoras nos bairros Centro e Morretes, e colocou em operação a Elevatória da Rua 115 que irá atender moradias localizadas entre os rios Bela Cruz e Fabrício.

Tanto na Estação de Tratamento de Esgoto quanto nas Elevatórias várias melhorias foram realizadas para garantir a eficiência do processo, entre elas reforma do reator UASB, limpeza de poços de visitas, revisão de bombas motores, inversores e transformadores, substituição de conjuntos moto bomba, troca de componentes de recalque, substituição da turfa microbiológica do biofiltro para contenção de odores, melhorias no painel de acionamento das bombas para proteção em caso de falha no fornecimento de energia, instalação de geradores com acionamento automático e limpezas preventivas de rede de esgoto para retirada de objetos e gordura que obstruem as tubulações.

Os investimentos para o esgotamento sanitário também foram direcionados para melhorias no sistema de telemetria 24 horas no Centro de Controle Operacional da Companhia. No total, 250 pontos serão monitorados via GPRS e via fibra ótica, garantido segurança na comunicação e controle de processos, além de agilidade no atendimento a emergências e prevenção de acidentes. O quadro de plantonistas também aumentou e mais vigias foram contratados para o monitoramento in loco das Elevatórias no período noturno.

Outra ação em paralelo foi realizada em parceria com a FAACI - Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema. O objetivo foi notificar imóveis localizados em áreas com redes coletoras sem vistorias de ligação de esgoto. A iniciativa visou combater o despejo irregular de esgoto doméstico onde já existe rede coletora, evitando a contaminação das águas, a proliferação de doenças e problemas com a balneabilidade das praias.

Abastecimento de água

Para o bairro Morretes e Meia Praia, atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) em Morretes, a Companhia investiu na implantação de um novo reservatório de água tratada com capacidade para 4 milhões de litros e na ampliação da capacidade de produção de água tratada da ETA em 100 litros por segundo, duplicando a capacidade de reserva e ampliando o fornecimento de água tratada para o município.

Na ETA localizada no bairro Ilhota foram realizadas a substituição do meio filtrante dos filtros para garantir a manutenção da qualidade da água fornecida na região. Já o atendimento ao bairro Alto São Bento recebeu incremento com a instalação de Booster, nova adutora e substituição de 1,8 mil metros de redes de 32mm para 60mm.

Na ETA Areal foram realizados investimentos em aquisição de bombas dosadoras de produtos químicos. Já a ETA São Paulinho foi totalmente reformulada com melhorias estruturais da casa de química, bombas dosadoras, laboratório, painel de acionamento de bomba de recalque e filtros com substituição completa do meio filtrante. E com a entrada em operação da ETA Sertãozinho, haverá até o final da temporada, incremento de 28,8 metros cúbicos por hora na distribuição de água na região do Alto São Bento.

Em todas as ETAs foram disponibilizados geradores fixos para garantia de operação ininterrupta das unidades e realizadas manutenções preventivas em bombas, motores, inversores e transformadores do sistema de tratamento e distribuição de água. A substituição de bomba de água bruta de 125 litros por segundo para 250 litros por segundo aumentou a capacidade do sistema em até 25%.

Os taludes da lagoa de acumulação de água bruta receberam melhorias para reduzir o impacto de chuvas na turbidez da água, o que vai otimizar o processo de tratamento. E os canais de entrada de água bruta na lagoa foram limpos para garantir a máxima reservação de água que atinge 290 milhões de litros.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS