sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/12/2017 | 17:19

Barco chinês vence regata In-Port da Volvo Ocean Race na Cidade do Cabo

O Dongfeng Race Team venceu, nesta sexta-feira (8), a regata In-Port Race da Cidade do Cabo, a terceira do campeonato. Mesmo não valendo pontos para a Volvo Ocean Race, a prova teve emoção do começo ao fim entre os sete times que disputam a competição.

A equipe chinesa Dongfeng protagonizou uma disputa milha a milha com Vestas 11th Hour Racing, que perdeu velocidade e acabou em quarto. Um problema em uma das velas tirou um lugar entre os três primeiros do veleiro, que defende as bandeiras da Dinamarca e dos Estados Unidos. O pódio teve Mapfre, que ficou em segundo lugar, e o team AkzoNobel, em terceiro. O barco contou com a brasileira campeã olímpica Martine Grael.

As condições foram espetaculares nas águas da Cidade do Cabo, com ventos de quase 20 nós.  "A nossa equipe fez um trabalho fantástico, com um bom manejo do barco e boa velocidade", disse o comandante do Dongfeng, Charles Caudrelier, após a regata.

O resultado coloca a equipe de Charles Caudrelier em segundo lugar no geral da série In-Port, logo atrás da Mapfre, que manteve a liderança após o segundo lugar na Cidade do Cabo. Ao todo somam 19 pontos contra 18 do Dongfeng.

Itajaí na Volvo Ocean Race

Itajaí representa pela terceira vez Santa Catarina e o Brasil na Volvo Ocean Race, o maior evento de vela do mundo. Só em 2015, 350 mil visitantes participaram do evento em Itajaí.

No próximo dia 16, Itajaí vai receber o lançamento da Temporada Náutica de Santa Catarina a partir das 10h30, na Marina de Itajaí, com a vinda de pelo menos 50 embarcações de todas as regiões. Durante o lançamento, também será dada a largada para a contagem regressiva da etapa brasileira da Volvo Ocean Race.

A Vila da Regata brasileira ficará aberta ao público de 5 a 22 de abril de 2018 e a previsão é que os primeiros barcos cheguem ao litoral catarinense no dia 8 de abril.

No dia 20 de abril será realizada a In-Port Race, uma competição que é realizada nos locais de parada. No dia 21, os barcos estarão abertos ao público e, no dia 22, será a partida das equipes de Itajaí rumo a New Port (EUA).

Percurso

Nesta edição os barcos partiram de Alicante na Espanha e já realizaram uma parada em Lisboa (Portugal) e na Cidade do Cabo (África do Sul). Os veleiros ainda vão aportar em Melbourne (Austrália), Hong Kong, Guangzhou (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), New Port (Estados Unidos), Cardiff (País de Gales), Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda).Resultados da In-Port Race

1. Dongfeng Race Team

2. MAPFRE

3. team AkzoNobel

4. Vestas 11th Hour Racing

5. Turn the Tide on Plastic

6. Team Brunel

7. Sun Hung Kai / Scallywag

 

Classificação geral da In-Port Race

1. MAPFRE - 19 pontos

2. Dongfeng Race Team - 18 pontos

3. Team Brunel - 13 pontos

4. Vestas 11th Hour Racing - 12 pontos

5. team AkzoNobel - 11 pontos

6. Sun Hung Kai / Scallywag - 6 pontos

7. Turn the Tide on Plastic - 5 pontos


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS