quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/11/2017 | 14:12

Centro Integrado de Solidariedade e Saúde chama atenção para o abandono do tratamento do HIV/AIDS

O abandono do tratamento do HIV/AIDS é uma das preocupações dos profissionais do Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS) de Balneário Camboriú. Em uma pesquisa realizada pelo serviço de psicologia do Centro, 20% dos pacientes que abriram prontuários para o tratamento, o que equivale a 300 pessoas, abandonaram o acompanhamento clínico ou deixaram de usar medicamentos. Por esse motivo, a equipe lançou uma campanha informativa, com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), sobre a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento do HIV/AIDS.

O levantamento por meio dos prontuários dos pacientes foi realizado pelo psicólogo e professor Evandro Fernandes Alves, em conjunto com estagiários do 10º período de psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Eles estão trabalhando, com os profissionais do CISS, em ações para reduzir os casos de abandono.

De acordo com Alves, um grande número de pessoas apresenta dificuldades para aceitar o diagnóstico do HIV e a necessidade de tomar os medicamentos de forma correta. “Abandonar o tratamento é muito grave. As pessoas diagnosticadas com HIV muitas vezes não apresentam sintomas. Por essa razão, acham que estão bem e que não precisam dos medicamentos. Queremos alertá-los que, com o passar do tempo, a imunidade diminui e começam a aparecer as doenças provocadas pela AIDS e as complicações na saúde”, disse o psicólogo, destacando a importância do diagnóstico precoce para o início do tratamento com medicamentos antirretrovirais disponíveis na rede pública de saúde. “Estamos recebendo muitos diagnósticos de pessoas que já estão hospitalizadas. Quanto mais precoce o diagnóstico for realizado, mais fácil será de controlarmos a doença”, finalizou.

As ações e estratégias para prevenção e tratamento da doença têm sido realizadas pelo CTA e CISS ao longo de todo o ano e serão intensificadas na Semana Mundial de Combate à AIDS, que começa em 27 de novembro e vai até o Dia Mundial de Combate à AIDS, em 1º de dezembro. Nesses cinco dias, o CTA ampliará o horário de atendimento à população, que será das 7h às 22h, com realização de teste rápido para o diagnóstico da doença. Atualmente, o serviço funciona das 7h às 19h. A equipe multiprofissional do CISS fará o aconselhamento para o diagnóstico do HIV e orientações sobre a assistência e tratamento médico.

As ações alusivas à Semana de Combate à AIDS já iniciaram, na Faculdade Avantis e na UNIVALI, com palestras, rodas de conversas sobre os índices e agravos do HIV em Balneário Camboriú. Durante a semana, haverá palestras também nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e outras atividades.
O CISS e o CTA estão localizados na Rua 2350, n° 560, 2º e 3º piso respectivamente. Os telefones de contatos são (47) 3360-0309 e (47) 3363-6741.
 
 Veja o cronograma das ações:
 
- 13/11 a 30/11, das 19h às 21h30, na Faculdade Avantis e Univali de Balneário Camboriú – Divulgação para campanha de diagnóstico precoce em HIV, sífilis e hepatites virais e adesão ao tratamento. CTA apresenta das ações de enfrentamento em relação aos índices, agravos, de HIV em Balneário Camboriú;

- 27/11, às 14h, no CRAS Construindo Cidadania, Bairro São Judas – Palestra “Prevenção em ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais”;

- 27/11 a 30/11 - Entrega de informativos para campanha nos Supermercados Angeloni, Bistek, Imperatriz e BIG e na Feira de Produtos Naturais;

- 27/11 a 1º/12, no CTA e no CISS, das 19h às 22h - Realização de teste rápido para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites virais: Aconselhamento coletivo e individual; Abordagem, acolhimento e orientação na rua; Orientação para a população geral, específica e demanda espontânea sobre as ISTs, HIV, AIDS e Hepatites Virais:

- 28/11, às 14h, no CRAS Nação Cidadã, Bairro Nações - Palestra “Prevenção em ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais”;

- 29/11, às 9h, no CRAS Espaço Cidadão, Bairro Municípios - Palestra “Prevenção em ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais”;

- 1º/12, às 8h e às 13h30, na Construtora Pasqualotto (em frente à Marina Tedesco, na Barra Sul) - Evento de abertura da SIPAT 2018, com içamento de banner alusivo ao Dia Mundial de Combate à AIDS. Palestra SIPAT sobre ISTs/HIV/AIDS para 400 colaboradores da construtora.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS