quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/11/2017 | 17:58

Porto de Itajaí recebe prêmio ANTAQ 2017

Aconteceu na quinta-feira (9), na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ, a cerimônia de entrega do Prêmio ANTAQ 2017. O Porto de Paranaguá (PR) ficou com o primeiro lugar na categoria Desempenho Ambiental, na modalidade Maior IDA (Índice de Desempenho Ambiental). Em segundo lugar, a conquista foi para o Porto de Itajaí e a terceira posição ficou com o Porto de São Sebastião (SP).

Esta premiação é realizada todos os anos e conta com as categorias de Maior Índice de Desempenho Ambiental, Qualidade de Atendimento ao Usuário, Iniciativas Inovadoras, Artigo Técnico e Científico. As avaliações são levantadas através de questionários voltados as áreas de Saúde Pública, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Para o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski,“O prêmio é fundamental como reconhecimento de trabalhos de excelência realizados nos setores portuário e de navegação. A questão da sustentabilidade é primordial para a Agência. Esse prêmio valoriza aqueles e aquelas que contribuem para uma logística eficiente e, acima de tudo, que vai ao encontro do meio ambiente”.

A ANTAQ volta a destacar a relevância, por meio do IDA, da qualidade da gestão ambiental dos portos organizados, reconhecendo o trabalho daqueles que buscam atuar na melhoria constante de uma matéria tão fundamental para a sociedade brasileira. Para a análise e julgamento dos trabalhos inscritos nas categorias Artigo Técnico e Científico (46 trabalhos) e Iniciativas Inovadoras (44 trabalhos), a Agência contou com a colaboração de renomadas autoridades do setor público e privado, conferindo qualidade e credibilidade ao certame.

Para o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ, Marcos Maia Porto, a premiação se reveste de grande importância para o setor aquaviário, “Pois dá o devido destaque para os seus aspectos positivos, como os resultados exitosos da gestão ambiental nas suas atividades, em conformidade com a legislação vigente. Além disso, impulsiona o setor com os artigos técnicos e científicos, onde são analisadas as questões mais prementes da atividade e seus desafios, finalizando com a produção de projetos e iniciativas inovadoras”.

“São 35 portos públicos situados num universo considerável e amplamente concorrido. Pelo fato de estarmos à frente de outros portos nacionais e ocuparmos esta segunda colocação, nos conforta e nos preenche de orgulho. Atualmente o setor operacional portuário enfrenta períodos de conturbações econômicas, e é muito importante que o trabalho que está sendo realizado por toda esta equipe, possa manter determinadas atividades com o zelo e cuidados gerais com o meio ambiente”, destacou o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

Anualmente o Porto de Itajaí através de sua Gerência do Meio Ambiente se destaca nas premiações. São diversos programas de cunho ambiental e social que a Superintendência realiza, “Temos os programas de monitoramento de água, resíduos, tratamento de efluentes, e principalmente aqueles executados por boas práticas envolvendo a sociedade num todo, como por exemplo o Projeto Juntos Pelo Rio e os programas com Escolas e Universidades que visitam o Complexo Portuário”, lembrou Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí.

 

Prêmio Antaq 2017 de Sustentabilidade Aquaviária - Índice de Desempenho Ambiental 2017:

 

1º lugar – Porto de Paranaguá (PR);

2º lugar – Porto de Itajaí (SC);

3º lugar – Porto de São Sebastião (SP).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS