sexta, 19 de abril de 2024
Geral
14/11/2017 | 10:21

Projeto Oficinas oferece aulas de robótica para crianças e adolescentes

Tecnologia e inovação aplicadas de maneira didática. É assim que a Oficina de Robótica do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) - Projeto Oficinas trabalha com seus alunos, tanto nas turmas baby (5 a 8 anos), quanto nas turmas regulares (9 a 17). Há pouco mais de um ano, cerca de 80 alunos, divididos em dez turmas, aprendem de forma divertida técnicas de mecânica, programação e elétrica no polo de ensino do Bairro da Barra.

Um dos objetivo do curso é estimular a autonomia e potencial criativo das crianças. Para isso, no primeiro semestre do ano são repassados conceitos básicos sobre robótica e em seguida os alunos começam a executar pequenos projetos, como construção de mini semáforo e robô mouse. Já no segundo semestre é dado início a trabalhos mais elaborados baseados em um tema proposto pela professora. O tema deste ano foi cultura brasileira, que inspirou a construção de protótipos do Cristo Luz, Teleférico e Elevador Lacerda.

“Para iniciar estes projetos, os alunos tiveram uma aula inteira sobre cultura brasileira, assim nós discutimos as ideias e encaixamos o tema dentro da oficina. O resultado foi incrível, eles se dedicaram bastante.” conta a professora da oficina, Elaine Astorga. Para encerrar o ano os alunos trabalharão na construção de pinheirinhos de Natal.

Peças de objetos eletrônicos como controles remotos, aparelhos de DVD, câmeras de segurança e brinquedos com motores são muito utilizadas durante a oficina. Caso possua itens como estes que já não funcionam mais, é possível doá-los ao CEAC - Projeto Oficinas. Para mais informações sobre a doação basta entrar em contato com o Centro através do (47) 3264 -7154.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS