sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/11/2017 | 10:49

Acadêmicos e professores realizam manifestação pela permanência do Pibid

Acadêmicos e professores do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizam, nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, uma manifestação pela permanência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), frente às incertezas do projeto que é mantido pelo governo federal. A ação ocorre das 9h às 17h30, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, na Rua Hercílio Luz, no Centro de Itajaí.

Uma estrutura com tendas será montada no espaço, para evidenciar à comunidade a importância do Pibid, com amostras dos trabalhos que são feitos nas escolas. Haverá apresentação musical, pintura facial, jogos matemáticos e lúdicos, entre outras. As atividades envolverão a comunidade e também estudantes e professores da educação básica. Um grupo de cerca de 200 acadêmicos e docentes da Univali conduzirão a manifestação e convidarão os participantes a aderirem um abaixo assinado em prol da continuidade do Programa.

Na Univali, 426 acadêmicos e 23 docentes, vinculados aos cursos de Pedagogia, Música, Letras, Educação Física e Matemática, participam atualmente do Pibid, desenvolvendo projetos em 42 escolas dos municípios de Balneário Camboriú, Biguaçu, Itajaí, Itapema e Tijucas, em Santa Catarina, nos níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além disso, 62 professores de escolas públicas participam da proposta.

"Este movimento está acontecendo no Brasil todo, porque estamos passando por mais um momento difícil, com risco não apenas de cortes, mas de término do Pibid. Queremos mostrar o impacto positivo desta iniciativa e precisamos do maior número possível de adesões", afirma a professora Cirlei Marieta de Sena Corrêa, coordenadora institucional do Pibid da Univali.

Pibid

O Pibid é um programa do governo federal que visa inserir os licenciandos nas mais diversas atividades que envolvem as diferentes dimensões do trabalho docente, uma política de valorização do magistério público. Por meio da concessão de bolsas, o Programa incentiva a formação de professores para a educação básica, proporcionando aos licenciandos participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

Mais informações: (47) 3341-7506, Pibid Univali | (47) 99188-7224, com a professora Cirlei Marieta de Sena Corrêa, coordenadora institucional do Pibid Univali.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS