terça, 16 de abril de 2024
Geral
18/08/2017 | 09:35

Aumentam as evidências de que os escombros de navio palas tenham sido atingidos draga

A Superintendência do Porto de Itajaí divulgou ontem informações oficiais sobre a possibilidade dos escombros do navios Palas naufragado em 1893, durante a Revolta da Armada, estarem submersos na barra de acesso ao Complexo Portuário do Itajaí. No documento encaminhado pela Assessoria de Comunicação o órgão admite que os escombros foram atingidos por uma draga que auxilia nas obras. Vale salientar que a draga mencionada não é a draga chinesa Xin Hai Niu, que executa os trabalhos para o restabelecimento da profundidade de 14 metros dos acessos aquaviários, e sim uma draga de recalque de menor porte.

Após a divulgação das informações oficiais do Porto de Itajaí, o Blog da Redação recebeu nesta manhã a imagem dos garfos da referida draga com os dentes totalmente substituídos, após ter sido danificada ao investir contra os escombros. Inclusive, os pedaços do suposto naufrágio teriam sido retirados dos garfos desta draga.

Entretanto, pelo encaminhamento que o caso está tendo, o mistério tende a ser elucidado rapidamente.

Ficou acertado para o início da próxima semana uma reunião entre representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Construtora Triunfo, Superintendência do Porto de Itajaí e Prosul, para que seja definido o cronograma para os trabalhos de averiguação. A missão não será tão simples. Primeiro, é preciso fazer a sucção do material que está disperso na água, que prejudica a visibilidade. Depois, aguardar a redução da turbidez da água para que mergulhadores possam fazer o reconhecimento.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS