sexta, 19 de abril de 2024
Geral
11/08/2017 | 10:31

Balneário Camboriú: Deck do Morro do Careca começa a ser desmontado

O deck do Morro do Careca, um dos pontos turísticos mais visitados de Balneário Camboriú, está sendo desmontado por medida de segurança. O deck, que vai da Praia do Buraco até o patamar de acesso ao topo do morro, foi construído há cerca de 12 anos e por não receber manutenção nos últimos anos, apodreceu, sendo interditado no início do ano. A Secretaria de Obras já elabora o projeto para o novo deck e assim que estiver concluído, será aberta a licitação para a obra.

Em fevereiro, ao ser detectado o problema do deck e do perigo que o mesmo oferecia à população, a Prefeitura lacrou e isolou o local. Mas a interdição não foi respeitada pela população, que por várias vezes retirou as faixas de isolamento, deixando o local vulnerável e perigoso. Por esse motivo, a Secretaria de Obras optou pelo desmanche.

A Prefeitura já possui todas as licenças ambientais necessárias para a obra e já trabalha no novo projeto, para que o mais breve possível seja aberta licitação para a obra. A equipe técnica da Secretaria de Obras vistoriou, na época em que interditou o deck, e detectou que mais de 80% da estrutura estava comprometida, descartando a possibilidade de reforma. “Diante disso optamos por retirar totalmente a estrutura já podre e que não poderá ser aproveitada. Pedimos um pouco de paciência, pois estamos trabalhando para que, em breve, o Morro do Careca já tenha um deck novo”, relata o diretor-geral de Obras, João Miguel.

Com a interdição do deck, e agora já sem a estrutura, o acesso ao Morro passou a ser feito, unicamente, pela escada de alvenaria que inicia na Praia do Buraco e leva até a cancela de acesso ao topo.

O engenheiro responsável pelo projeto, Djandro Goulart afirma que o traçado do novo deck será mantido. “Será feita uma nova configuração no madeiramento, dando um novo e moderno visual”, pontua ele informando que a nova estrutura será elevada a um metro do solo. “A antiga estrutura estava muito próxima do chão, o que aumenta a umidade, estragando a madeira com maior rapidez”.

Saiba mais

O Complexo Turístico Morro do Careca - CTMC engloba uma elevação montanhosa com cerca de 158.000 m2, tendo seu cume, uma altitude de 104 m acima do nível do mar. Localiza-se no extremo norte do município de Balneário Camboriú, divisa com Itajaí, sendo limitado em sua grande maioria pelo oceano atlântico, o que envolve a Praia dos Amores, a Praia do Buraco e a Praia Brava.

Dispõe de cobertura florestal do tipo Mata Atlântica, mirante, rampa ou área de decolagem para prática de esportes de aventura, lanchonete, lojinha de souvenires, banheiros, estacionamento, e acesso com vias asfaltadas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS