quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/08/2017 | 13:58

3° Provocações Urbanas começa em Itajaí e Balneário Camboriú

 
Provocações Urbanas chega a sua terceira edição levando performances e intervenções artísticasao litoral norte catarinense. O coletivo Eranos Círculo de Arte promove este evento interdisciplinar de arte na rua, que em 2017 reúne grupos e artistas de Santa Catarina, Chile e Argentina. São 14 apresentações gratuitas realizadas do dia 02 ao dia 08 em Itajaí e de 10 a 16 em Balneário Camboriú. Confira a programação completa em www.eranos.com.br.
 
O evento cultural tem como proposta deslocar as pessoas de seu movimento cotidiano e infiltrar na rotina uma dose inesperada de poesia em suas mais diversas manifestações. Integram a programação do Provocações Urbanas apresentações do Eranos Círculo de Arte (Itajai/SC), Osmar Domingos (Itajaí/SC), Karma Cia de Teatro (Itajaí/SC), Sandra Coelho (Itajaí/SC), Circo Pirata (Itajaí/SC), Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC), Cia Mestre Lunas (Chile) e Gabriela Clavo y Canela (Argentina). O evento conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, através do Edital de Eventos Comunitários, e da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
 
ATRAÇÃO INTERNACIONAL
 
O Provocações Urbanas reunirá artistas brasileiros, chilenos e argentinos num trabalho premiado pelo Iberescena 2017, um dos mais importantes programas de fomento e intercâmbio de artes cênicas, composto por 14 países.  O sexteto lambe-lambe “Instantes de Passagem” será executado por caixeiros da Cia Mestre Lunas (Chile), Gabriela Clavo y Canela (Argentina) e Eranos Círculo de Arte (Brasil).
 
“Instantes de Passagem” é um conjunto de seis caixas lambe-lambe, que trata do instante da passagem da vida para a morte – esse momento privativo e peculiar do último suspiro, em que a vida orgânica cessa. Cada caixa do sexteto trará uma abordagem diferente e particular para esse tema universal. São narrativas inspiradas em histórias íntimas do contato com o instante da passagem de cada caixeiro, contadas em segredo para uma pessoa por vez.
 
SOBRE ERANOS – CÍRCULO DE ARTE
 
Eranos Círculo de Arte é um coletivo de artistas com formação interdisciplinar, que produz e pesquisa arte com interfaces entre teatro de rua, teatro de animação, performance, audiovisual, fotografia e poesia. Desde 2012 ministra a oficina "Ação e Projeção - projeção digital aplicada às artes cênicas" a convite da FUNARTE. Em Itajaí, produz o evento "Provocações Urbanas". Já participou com trabalhos em importantes eventos de arte do Brasil e do exterior, como o XIV Festival de Intercâmbio de Linguagens RJ, Festival Internacional de Londrina 2016 e o XII Festival Internacional de Teatro de Campinas. Ganhador do prêmio Myriam Muniz em 2015 e prêmio Iberescena em 2017.
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
 
Itajaí - no calçadão Hercílio Luz
 
03/08 (quinta) – 15h
Ação Desvia –Karma Cia de Teatro 
 
04/08 (sexta) – 15h
Ato Público – Osmar Domingos
 
05/08 (sábado) – 11h
Garilhando – Circo Pirata Show
 
07/08 – 15h
Cidade e Alma – Sandra Coelho
 
08/08 – 15h
Instantes de Passagem – Sexteto lambe-lambe
Cia Mestre Lunas(Chile), Gabriela Clavo y Canela (Argentina) e Eranos Círculo de Arte (Brasil)
 
Balneário Camboriú
 
10/08 – 15h | Praça da Cultura
INSTANTES DE PASSAGEM
– sexteto lambe-lambe
Cia MestreLunas(Chile), Gabriela Clavo y Canela (Argentina) e Eranos Círculo de Arte (Brasil) 
 
11/08  – 15h | Praça Bruno Nitz
DESVIA
Karma Cia de Teatro
 
12/08 – 15h | Praça Alm. Tamandaré
JÚLIA
Cirquinho do Revirado
 
13/08 – 15h | Calçadão Central
POR ONDE ANDEI
Leandro Maman (Eranos Círculo de Arte)
 
14/08 – 15h | Calçadão Central
GARILHANDO
Circo Pirata Show
 
15/08 – 15h | Calçadão Central
ATO PÚBLICO
Osmar Domingos
 
16/08 – 15h | Av. Brasil próx. Shopping Atlântico
CIDADE E ALMA
Sandra Coelho (Eranos Círculo de Arte)

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS