quarta, 12 de dezembro de 2018
26/07/2017 - 07:38

Nova edição do “Tem Ideia na Rede” será apresentada no dia 2

Em 2016, ação contou com a participação de 28 escolas, 50 equipes e 200 estudantes

A nova edição do projeto de extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), ?Tem Ideia na Rede?, será apresentada para diretores de escolas de Itajaí na quarta-feira, 2 de agosto. O programa, que em 2016 contou com a participação de 28 escolas, 50 equipes e 200 estudantes, este ano, terá um novo formato.

Na primeira edição do evento as equipes trabalharam com vários temas e produziram jogos, histórias e animações utilizando o Scratch, uma ferramenta de programação desenvolvida para ajudar crianças acima de oito anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais.

Já, para 2017, a atividade foi remodelada e deixou de ser uma competição. O foco é ampliação do alcance de mais estudantes e promoção da integração entre as equipes, fortalecendo as premissas de criar, compartilhar e transformar.

Para isso, os participantes são colocados em contato direto com a aprendizagem criativa, por meio de projetos práticos, interdisciplinares e colaborativos com o envolvimento de tecnologia. Toda a interação e organização ocorrerá por meio de sistema disponibilizado em http://lite.acad.univali.br/temideianarede

Durante a atividade cada equipe deverá cumprir missões, como em uma gincana, que precisam ser cumpridas até o mês de novembro, quando ocorrerá a feira de apresentações de trabalhos. Os desafios estão divididos nas categorias: aparência, movimento, planejamento, som, trabalho manual, tutorial e for fun. Cada equipe precisará completar, no mínimo, 15 missões. Cada missão garante uma pontuação específica para a equipe.

O projeto, organizado pelos professores André Santana, André Raabe e Elieser Jesus, do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite), da Univali, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, conta com o apoio do MIT - Media Lab - Lifelong Kindergarten.

As inscrições estão acessíveis, até o dia 15 de agosto, pelo http://lite.acad.univali.br/temideianarede/. Podem participar alunos de escolas da rede municipal de Itajaí, professores e instrutores de informática, em equipes com, no máximo, cinco participantes.

Outras informações: (47) 3341-4235, com André Luiz Maciel Santana, professor e pesquisador do Lite/Univali.
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros