sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/05/2017 | 10:55

Prefeito apresenta plano de macrodrenagem para Penha

Na noite de segunda-feira, dia 15, o prefeito de Penha Aquiles da Costa apresentou na câmara municipal um relatório sobre as ações tomadas para resolver os problemas causados pelos alagamentos causado pela forte chuva que atingiu a cidade em 03 de maio, e também um plano de macrodrenagem do município, que tem por objetivo evitar que as inundações se repitam.

“As recentes inundações nos deram oportunidade de fazer um diagnóstico preciso de qual a causa dos alagamentos em Penha, e o que precisa ser feito para evita-los”, explicou o prefeito. Essa não foi a primeira vez que a cidade foi vítima de inundações causadas por fortes chuvas, tendo sido assolada 5 vezes por alagamentos nos últimos oito anos: 2008, 2009, 2014, 2016 e a mais recente agora em maio de 2017.

Foram identificados 11 pontos críticos principais, que acabam determinando o alagamento de várias ruas: 06 no bairro de Armação, 01 no bairro Nossa Senhora de Fátima, 2 entre o centro e Nossa Senhora de Fátima, 01 no Gravatá e 01 na Santa Lídia. A Defesa Civil do município, junto com a equipe da Secretaria de Planejamento, também identificou dez pontos de estrangulamento, onde a água não consegue escoar, e por conta disso causou alagamentos: Nas Ruas Valdomiro Bernardes, Abílio de Souza, Garcia, Nereu de Assis, Goiás, Alfredo Brunetti, Rio do Sul, Tiradentes, Nilo Anastácio Vieira e na ponte no loteamento G. Lafite.

Para remediar a situação, o governo municipal executou a limpeza e ampliação das valas coletoras de água da chuva existentes no município, substituição da tubulação antiga, e implantação e ampliação da tubulação em ruas que tinham rede de captação pluvial inadequada, como a Rua Valdomiro Bernardes.

No entanto, para solucionar o problema definitivamente, o prefeito apresentou um plano de macrodrenagem, que prevê a ampliação dos canais extravasores (valas), construção de galerias, dragagem do Rio Iriri, desassoreamento do canal DNOS e implantação de uma lagoa de contenção, uma área em volta do Rio onde a água iria se acumular durante as chuvas mais fortes e naturalmente escoaria para o rio posteriormente.

A próxima etapa agora será a elaboração dos projetos propriamente ditos para cada uma dessas obras, que serão fundamentais não só para sua construção, mas como instrumentos para a cidade buscar os recursos utilizados. Com uma previsão de até 10 milhões de reais em investimentos, o prefeito admitiu que o orçamento está além das atuais possibilidades financeiras do governo municipal: “Vamos precisar buscar recursos do governo federal e estadual, mas nós temos competência para isso, e espero a ajuda dos vereadores nesse sentido”, enfatizou o prefeito, convocando cada parlamentar para agir junto às suas bancadas na assembleia legislativa do estado e no congresso nacional para que atuem na liberação de recursos para Penha. “É hora de união, se todos nós nos unirmos em prol do bem comum, acredito que podemos superar todas as dificuldades, e realmente mudar a história da nossa cidade, dando novamente tranquilidade para que nossos moradores possam dormir tranquilos, sem ficarem angustiados quando começam a ouvir o som da chuva”, concluiu Aquiles.

 

NOVEMBRO 2008 FAMÍLIAS DESALOJADAS: 1215. ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO: 275 MM

JANEIRO 2009 FAMÍLIAS DESALOJADAS: 200. ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO: 148 MM

JANEIRO 2014 FAMÍLIAS DESALOJADAS: 300. ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO: 200 MM RUAS ATINGIDAS: 126.

ABRIL DE 2016 ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO: 100MM  RUAS ATINGIDAS: 30

MAIO DE 2017  FAMÍLIAS DESALOJADAS 161  RUAS ATINGIDAS: 60 ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO 164MM

 

PONTOS CRÍTICOS DE ALAGAMENTO

01 – CANAL NAS RUAS FRANCISCO DE SOUZA E FELIPE ANACLETO.

02 – PONTE E ARREDORES DA RUA TIRADENTES.

03 - PONTE E RUA JOÃO LUIZ JUSTINO.

04 – CANAL QUE SEGUE DA RUA ABÍLIO DE SOUZA PARALELO A SC 414-II

05 – CANAL DOS TRECHOS ENTRE A RUA VALDOMIRO BERNARDES ATÉ O ENCONTRO DO RIO IRIRI.

06 – TRECHO ENTRE AS RUAS NEREU DE ASSIS E UMBELINO LESSA.

07 – TRAVESSA (PONTILHÃO) SANTA LÍDIA.

08 – ARREDORES DA RUA ITAJAÍ NA PRAIA DA FORATLEZA.

09 – TRECHO ENTRE AS RUAS BEIJAMIN FLÔR E PEDRO FERREIRA.

10 – TRECHO DE RUAS TRANSVERSAIS À RUA JÚLIO COSTA FLORES E TIMÓTEO PERFEITO FLORES, COMPREENDENDO DA RUA ANTÔNIO JOAQUIM CALDEIRA ATÉ À RUA JOÃO ANDRÉ NASCIMENTO.

11 – CANAL E ARREDORES DA RUA JOÃO FERMINO BITENCURTT.

 

PONTOS DE ESTRANGULAMENTO

1 - Rua Valdomiro Bernardes.

2 - Rótula da rua Alfredo Brunetti

3 – Rua Garcia.

4 - Rua Goiás.

5 - Poste na rua Rio do Sul.

6 - Rua Abílio de Souza.

7 - Rua Nereu de Assis.

8 - Ponte na rua Tiradentes.

9 - Ponte no Loteamento G.Lafite .

10 - Ponte na rua Nilo Anastácio Vieira.

 

PLANO DE MACRODRENAGEM

- Ampliação dos dois canais extravasores (valas) em torno da Rodovia Beto Carrero;

- Canal Extravasor ligando a vala da Rua Nereu de Assis as valas do Beto Carrero;

- Construção de galerias na Rua Nereu de Assis e atravessando a localidade do Mariscal, Cohab e bairro Nossa Senhora da Paz;

- Dragagem do Rio Iriri;

- Desassoreamento do canal DNOS no Rio Iriri;

- Implantação de uma lagoa de contenção pouco antes do cruzamento do Rio Negro com o Rio Irirí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS