quinta, 18 de abril de 2024
Geral
16/05/2017 | 10:05

Itajaí: Marinha vai auxiliar na vacinação contra gripe Influenza

A Marinha do Brasil vai prestar apoio à Secretaria de Saúde de Itajaí durante a reta final da campanha de vacinação contra gripe Influenza, que encerra no dia 26 de maio. A partir desta terça-feira (16), alguns profissionais de saúde da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí irão auxiliar as equipes do Departamento de Vigilância Epidemiológica na vacinação dos professores – grupo prioritário com menor percentual vacinado até o momento, apenas 8,7%.

Os profissionais da Marinha e os vacinadores da Secretaria de Saúde passarão pelas escolas municipais, estaduais e privadas do município aplicando a vacina contra gripe nos educadores. Ao todo, a cidade precisa imunizar 9.449 professores, porém somente 821 procuraram as unidades básicas de saúde para receber a dose até o momento.

“Devido a baixa cobertura da vacina no município, o Departamento de Vigilância Epidemiológica solicitou apoio da Marinha para nos ajudar nessa força-tarefa de vacinação contra a gripe. Foram liberados alguns profissionais da saúde que vão nos ajudar na aplicação da vacina nas escolas”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Ávila.

Nessa terça-feira de manhã, o grupo passará pelas unidades: CEI Vereador Heluiz Antonio Moraes Gonzaga, CEI Vereador Luiz Gonzaga Agostinho, CEMESPI e Escola Estadual Francisco de Paula Seara, todos no bairro Vila Operária. À tarde, serão vacinados os professores da Escola Básica João Duarte, CEI Marcio Roberto Rosa, CEI Norma Neves Tabalipa, CEI Prof Rosana Aparecida de Souza e Escola Henrique da Silva Fontes, no bairro São João.

Quase 50% da meta atingida

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a cidade atingiu no fim de semana 27.253 doses aplicadas, ou seja, 47,5% do público-alvo da vacina. Os grupos prioritários são crianças de seis meses até cinco anos, idosos acima de 60 anos, doentes crônicos não transmissíveis, professores de escolas públicas e privadas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens cumprindo medidas socioeducativas.

A vacinação contra a gripe está disponível gratuitamente em todas as 28 unidades básicas de saúde do município. Para se vacinar basta apresentar documento de identidade, cartão do SUS e carteira de vacinação.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS