quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/05/2017 | 17:02

Balneário Camboriú: Hospital Ruth Cardoso é avaliado pela Rede Cegonha

Até o próximo sábado (13), duas avaliadoras da Rede Cegonha estarão no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Elas irão acompanhar todo o trabalho desenvolvido no Centro Obstétrico e Maternidade do hospital e avaliar o cumprimento das práticas preconizadas pelo programa. A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento saudável.

Todos os hospitais de Santa Catarina, que integram a Rede Cegonha, serão avaliados. O Hospital Municipal Ruth Cardoso foi o primeiro a receber as avaliadoras. Serão avaliadas a estrutura física e estrutural, entrevistadas as pacientes e os colaboradores, a documentação de protocolos e rotinas da obstetrícia, dentre outros.

“Desde que o hospital aderiu ao Rede Cegonha, em 2014, nenhuma visita do projeto foi feita. Essa é uma prática inédita da Rede Cegonha, que implantou o monitoramento dos hospitais para verificar se os direitos das mulheres estão sendo preservados, se o trabalho está tendo resultado para a diminuição da morte materna e infantil, se os recursos estão sendo investidos da forma correta”, contou a coordenadora do Centro Obstétrico e Maternidade, Tatiana Assis.

“Essa avaliação é muito importante, tanto para nós do hospital, quanto para a Rede Cegonha. Com base nesse levantamento, que será feito em todo estado e país, poderemos reavaliar as estratégias, aprimorar e visualizar as necessidades específicas de cada hospital” finalizou o diretor do HMRC, Rodrigo Massaroli.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS