quinta, 28 de março de 2024
Geral
02/05/2017 | 14:23

Campanha Maio Roxo alerta para doenças inflamatórias intestinais

Cerca de cinco milhões de pessoas no mundo possuem doenças inflamatórias intestinais. A estimativa é da organização da campanha internacional Maio Roxo, que pretende orientar e conscientizar em prol de melhora da qualidade de vida dos pacientes que convivem com essas enfermidades. Neste mês, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) une-se mais uma vez a este movimento mundial, promovendo ações voltadas à população, em Itajaí.

As doenças inflamatórias intestinais representam um grupo de enfermidades que acometem o trato gastrointestinal. Elas caracterizam-se por processos inflamatórios crônicos, com episódios agudos imprevisíveis, compostos por períodos de remissão e exacerbação. As duas mais comuns enquadradas neste grupo são a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.

O médico coloproctologista e professor do curso de Medicina da Univali, Bruno Lorenzo Scolaro, explica que as doenças inflamatórias intestinais apresentam resposta terapêutica variável, repercussões sistêmicas, psicológicas e sociais. "A abordagem nestes casos é complexa e envolve diversos profissionais da saúde", ressalta. Diante deste quadro, a Univali criou o Ambulatório Interdisciplinar de DII, localizado no Campus Itajaí, que atende pacientes dos municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), com assistência multidisciplinar à saúde da população acometida por estas doenças.

Atividades educativas ocorrem entre os dias 8 e 20 de maio

Entre os dias 8 e 19 de maio, nas segundas, quartas e sextas-feiras, ocorrerão ações na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) da Univali. Já no dia 19, um grupo desenvolverá atividades na Biblioteca Central do Campus Itajaí, das 8h às 12h, e no período vespertino, das 13h às 18h, haverá palestras sobre o tema, com olhar interdisciplinar, no auditório 2 do bloco F4. No sábado, dia 20, das 9h às 13h, as orientações à população serão na Rua Hercílio Luz, no Centro de Itajaí.

As atividades têm como objetivo chamar a atenção da comunidade para as doenças inflamatórias intestinais e seus sinais clínicos, no intuito de estimular o diagnóstico precoce, hábitos alimentares saudáveis e busca de qualidade de vida aos pacientes. Acadêmicos dos cursos de Medicina, Nutrição e Psicologia, e professores do projeto de extensão "Doenças Inflamatórias Intestinais" conduzirão as ações.

Mais informações: (47) 3341-7788, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) da Univali.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS