quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/04/2017 | 14:35

Dragagem emergencial é tema de reunião na Superintendência do Porto de Itajaí

Nesta quarta-feira, 19, aconteceu na sede da Superintendência do Porto de Itajaí uma reunião de apresentação sobre a Draga de origem chinesa, Xin Hai Niu que está para chegar a Itajaí na próxima semana e que fará a dragagem emergencial do canal de acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí.

O encontro contou com a presença de membros da superintendência, da Praticagem, Gerentes de Dragagem da DTA ENGENHARIA, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha do Brasil) e Agentes Marítimos.

Na oportunidade, foi feita uma apresentação pelos profissionais da empresa vencedora do processo licitatório, DTA ENGENHARIA, quanto às características da Draga e sua funcionalidade.

A draga, que mede 134,4 metros de comprimento e 28 metros de largura, veio da Venezuela e atualmente encontra-se no Brasil, no Rio de Janeiro, em processo de nacionalização.

“Mediante o contrato firmado com o Governo Federal (União) e atuando em conjunto com autoridade marítima e portuária, nosso objetivo é atender 100% o restabelecimento da cota de 14 metros de profundidade aqui no canal de acesso do complexo”, destacou o engenheiro Pedro Gabriel Villaça, da DTA ENGENHARIA.

Os recursos para a dragagem foram aprovados e liberados na ordem de R$ 38.811.334,37 pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil cujo compromisso firmado em janeiro pelo Ministro Maurício Quintella, em visita ao Porto de Itajaí.

A expectativa é que os trabalhos de dragagem iniciem ainda na última semana de abril com previsão de conclusão no prazo de até 100 dias, “Na próxima semana, se tudo ocorrer dentro do cronograma, a draga deve estar chegando, porém ainda será preciso alguns procedimentos administrativos junto aos órgãos que realizam as devidas liberações. No transcorrer da próxima semana, nós temos a expectativa que efetivamente inicie a dragagem de recuperação de profundidade do Porto”, reforçou o Superintendente do Porto de Itajaí, Engenheiro Marcelo Werner Salles.

Seguindo o empenho da superintendência, através de suas Diretorias Técnicas, o envolvimento da Praticagem também será fundamental e primordial quanto ao acompanhamento de suas operações diárias, “Iremos permitir que a Draga inicie sua operação, que ela se familiarize com os locais ao longo do canal de acesso e e consequentemente sua viabilização ao máximo possível para o andamento rápido da dragagem”, comentou o Diretor o Diretor da Praticagem, Alexandre Gonçalves da Rocha.

Com a vinda da Draga, a Marinha também atua junto as suas atividades operacionais tendo como objetivo, fiscalizar a parte de segurança de navegação do equipamento e principalmente de sua tripulação, “Atuamos em diversos modais como por exemplo na verificação de suas autorizações e licenças de navegação”, citou o Capitão de Fragata da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Alekson Porto.

Os trabalhos de dragagem emergencial para o Complexo Portuário de Itajaí tornaram-se uma prioridade devido as fortes chuvas registradas nos meses de setembro e outubro de 2015, ocasionando um assoreamento extraordinário naquele ano que comprometeu as atividades portuárias.

Com a dragagem em andamento, cerca de 4 milhões de metros cúbicos de sedimentos serão retirados nos canais externo e interno.

Características da Draga Xin Hai Nui:

Bandeira: China [CN]

AIS Tipo de navio: Dredger

Tonelagem Bruta: 11701

Porte bruto: 11940 t

Comprimento de fora a fora (LOA) x Largura extrema: 134.4m × 28m

Ano de construção: 2009

Estado: Ativo

 

Fotos da Draga Xin Hai Nui: Arquivo Web


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS