quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/03/2017 | 16:49

Balneário Camboriú: Maria Fernanda é exemplo de superação no tênis de mesa

Se você ouvisse falar que uma garota de 15 anos, é praticante de boxe, natação, judô, e especialista em tênis de mesa. Como imagina que ela seria? Desprenda-se do preconceito, pois a garota com todas essas habilidades se chama Maria Fernanda Costa, tem síndrome de down, deficiência auditiva e é uma atleta multi-campeã.

A garota que é atleta de rendimento, possui saques rápidos e fortes, compensando na sua visão, a falta dos outros sentidos. Seu treinador na Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, José Gamba Neto, conta que ela é muito esperta e pega rápido às suas orientações. “Ela é focada, treina diariamente e não gosta de faltar, tem tudo para ser uma grande atleta” explicou ele. 

Maria Fernanda surpreendeu, após vencer um torneio em Caxias do Sul, com garotas sem a síndrome, somente com a deficiência auditiva.  Além disso, é tricampeã do Campeonato Nacional dos Jogos da Apae e medalhista de bronze no torneio Surdolimpíada, que envolvem atletas de toda a América do Sul.

O grande número de  títulos, a fizeram ser convocada para Seleção Brasileira, que irá em busca do título mundial de Tênis de Mesa para surdos, em julho, na Turquia. Auxiliada com linguagens de sinais pela sua mãe, Karen Silva, Maria Fernanda faz questão de contar que adora treinar, porque pode conhecer vários lugares e viajar de avião.

A mãe Karen, conta que quando descobriu que teria uma filha com síndrome de down, inicialmente foi um susto, mas logo depois percebeu que foi uma benção. A criança especial, pode fazer o que ela quiser quando for estimulada, levada aos tratamentos de saúde, e ter práticas esportivas para se desenvolver. “A Maria Fernanda emagreceu, desenvolveu coordenação motora e criou muito mais agilidade e raciocínio rápido, é emocionante vê-la evoluindo”.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS