quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/03/2017 | 10:20

SENAI/SC PASSA A INTEGRAR O CONSÓRCIO DE INTERNET INDUSTRIAL (IIC)

O SENAI/SC, entidade da FIESC, é a terceira instituição brasileira a integrar o Consórcio de Internet Industrial (IIC) criado em 2014 nos Estados Unidos pela AT&T, IBM, GE e Intel. A criação da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), em 2016, em Joinville, é inspirada neste consórcio internacional. A ABII tem como fundadores  a FIESC, a Embraco e a Pollux Automation, que já integra o IIC, que conta com cerca de 250 associados de mais de 30 países.

Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a internet industrial está mudando a forma com que as empresas dentro de uma cadeia de suprimentos se relacionam, desde o fornecedor da matéria-prima até o cliente final. “Aderir aos conceitos da internet industrial não é uma opção, mas um requisito da competitividade da indústria e do País”, afirma Côrte, para quem esta nova onda da revolução industrial está promovendo inúmeras mudanças na sociedade e no mundo do trabalho.

Internet Industrial, manufatura avançada, indústria 4.0 são termos que definem um fenômeno que ocorre em todo o planeta, com reflexos na economia e no comportamento humano. Esse fenômeno está baseado na hiperconectividade, avanço do big data e de sistemas de sensoriamento, inteligência artificial e customização em massa.

O IIC é um consórcio internacional aberto, sem fins lucrativos, que está definindo a estrutura de arquitetura e as direções para a internet industrial. A missão do consórcio é coordenar as vastas iniciativas do ecossistema que irá conectar e integrar objetos com pessoas, processos e dados utilizando arquiteturas comuns, interoperabilidade e padrões abertos.

A ABII tem como missão promover a aceleração do crescimento da Internet Industrial no Brasil e coordena um ecossistema para promover iniciativas para a integração entre máquinas, processos e pessoas por meio de conexões seguras com o objetivo de trazer resultados transformadores para as indústrias.

A FIESC e suas entidades atuam em diversas frentes que contribuem para o incremento de uma economia baseada na internet industrial. Em uma vertente estão os serviços educacionais, que, com cerca de 350 mil matrículas anuais, estimula a educação profissional (SENAI), básica (SESI) e executiva (IEL). Por meio do movimento Santa Catarina pela Educação, a Federação contribui para a melhoria dos padrões educacionais do Estado como um todo. O desenvolvimento tecnológico representa outra linha de ação, pela qual as indústrias recebem apoio para inovar e gerar novos modelos de negócio.

Os três institutos de inovação e os sete de tecnologia que o SENAI está implantando no território catarinense cumprem com este objetivo. Por fim, o fortalecimento de saúde e segurança no trabalho pretende garantir qualidade de vida dos trabalhadores, que se tornam mais produtivos e satisfeitos. A Aliança Saúde e Competitividade e o Instituto SESI de Inovação em Tecnologias para Segurança e Saúde no Trabalho são duas iniciativas da FIESC para atuar nesta linha de ação.

 

Foto: Marcelo Kopcki


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS