quinta, 18 de abril de 2024
Geral
21/03/2017 | 10:10

Itajaí: Palmilhas produzidas na Univali auxiliam na correção postural

Dores nas pernas, joelhos, tornozelos e pés podem ser amenizadas com o uso de palmilhas. São as chamadas órteses plantares que ajudam na correção postural e tratam patologias do aparelho locomotor. No Laboratório de Posturologia da Univali, Campus Itajaí, a comunidade pode obter este tipo de palmilha, feita a partir da avaliação técnica de alunos do curso de Fisioterapia, sob orientação do fisioterapeuta e professor, Christian Lorenzo de Aguiar Marchi.

As palmilhas utilizadas na técnica de podoposturologia são diferenciadas das palmilhas ortopédicas, classicamente conhecidas pela população. "Elas possuem elementos que estimulam regiões específicas do pé, alterando a sua posição e, consequentemente, modificando todo o resto da postura corporal", esclarece Marchi.

O atendimento à comunidade é feito de forma gratuita, com encaminhamento da Clínica de Fisioterapia, localizada no térreo do bloco F5, no Campus Itajaí. Os interessados devem fazer agendamento no balcão da clínica ou por telefone, no (47) 3341-7655. Toda semana, são realizadas consultas, às quartas-feiras, no período matutino, para avaliação e posterior produção da palmilha personalizada.

O trabalho é minucioso, as palmilhas são todas produzidas na Univali, com material e equipamento cedidos pelo fabricante, empresa da França atuante em podoposturologia. Os materiais utilizados vão desde o EVA até placas termoplásticas e corino.

O monitor do Laboratório de Posturologia, Kelvin J. Schiochet, acadêmico do 8º período do curso de Fisioterapia da Univali, afirma que o trabalho demanda atenção, conhecimento da técnica e habilidade para produção das palmilhas. "As órteses plantares, em geral, são muito bem aceitas. Os próprios pacientes indicam a técnica a outras pessoas, por perceberem que dá resultado", pondera.

Desde 2013, foram entregues cerca de 100 palmilhas, com cobrança apenas do custo do material, que resulta em cerca de R$175,00. A cobrança do valor e entrega da palmilha é realizada na Farmácia da Univali, no período de cerca de três semanas após a realização da primeira avaliação do paciente. Além disso, é importante passar por reavaliações a cada três ou quatro meses, pois com o uso das órteses plantares, o corpo se adapta ao estímulo sob o pé.

Quem pode usar as órteses plantares?

Todas as pessoas que apresentam alguma forma de alteração postural possuem a indicação de utilização das palmilhas. Há restrição parcial apenas para crianças menores de cinco anos de idade, pois a estrutura músculo-esquelética dos pés ainda não está completamente madura.

Casos mais indicados

Situações como dores recorrentes na coluna vertebral, nos joelhos, nos quadris, nos tornozelos e pés podem ser amenizadas pela correção postural causada pela utilização da palmilha. Para quem tem escoliose, hiperlordose, artrose, neuroma de Morton, calosidades, joanete, esporão de calcâneo ou outras doenças que podem estar prejudicadas pela alteração da postura corporal, também se indica a utilização, pois com menos tensão sobre a região lesionada fica mais fácil para o corpo recuperar-se.

Mais informações:(47) 3341-7655, na Clínica de Fisioterapia da Univali | (47) 98913-8474, com o professor Christian Lorenzo de Aguiar Marchi.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS