quinta, 18 de abril de 2024
Geral
03/03/2017 | 14:10

Atendimento multi especializado contribui na redução do tempo de internação no Hospital Marieta de Itajaí

Geovana deu “olá” ao mundo antes da hora, com apenas 26 semanas de gestação. Foram 93 dias internada na UTI Neonatal do Hospital Marieta, acompanhada diariamente por uma equipe multidisciplinar. O crescimento e desenvolvimentosaudáveldesta pequena prematura foi resultado do esforço e dedicação de 57 profissionais diretamente ligados aoseu tratamento. Referência em casos de alta complexidade, o Hospital Marieta comemora 61 anos com muitos “finais felizes”, como é o caso da pequena que abriu este texto. O que pouca gente sabe é a multiplicidade de cada processo existente no dia a dia do maior hospital da região. O sucesso se dá pela soma de forças, com o acompanhamento detalhado feito por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e tantos outros técnicos.

Cada um deles com um importante papel.Diminuir o tempo de internação hospitalar e evitar possíveis complicações respiratórias e motoras é o foco do tratamento fisioterapêutico no Hospital Marieta, por exemplo. A equipe é formada por 18 profissionais, intercalados em turnos nos períodos matutino, vespertino e noturno. É a partir da fisioterapia hospitalar que o paciente cirúrgico ou clínico recebe estímulo para retornar às ações cotidianas, como caminhar e até mesmo escovar os dentes.Na fisioterapia hospitalar e ambulatória, o desafio é mobilizar o paciente em curto prazo. “Quando o estado de saúde se estabiliza, o fisioterapeuta tenta tirá-lo do leito. É muito comum caminharmos com o paciente nos corredores, que é a forma de estimular para que ele volte a praticar essas atividades do dia a dia”, comenta a coordenadora do serviço de Fisioterapia do Marieta, Daiana Aparecida Rech. Na UTI Neonatal, o desafio é reverter qualquer possibilidade de complicações respiratórias, evitar deformidades e encurtamentos musculares.

E tem vários outros serviços para alinhar em cada um dos tratamentos.Em média, mais de mil refeições são preparadas diariamente no Hospital Marieta. Antes de o almoço ou a janta chegarem aos quartos, uma equipe nutricional dá o suporte para entregar refeições saudáveis e com qualidade. No setor de Nutrição, o hospital possui quatro profissionais na área clínica, uma nutricionista de produção e uma responsável técnica.As refeições são pensadas de acordo com a dieta seguindo as restrições alimentares para cada caso. “Nós acompanhamos a preparação, verificamos a qualidade dos produtos e monitoramos o controle sanitário e higiênico adequado na cozinha”, explica a nutricionista de produção Tamires Guimarães de Souza. Mesmo entre a correria de um hospital, o setor funciona com pesquisa de avaliação com funcionários e pacientes, a fim de obter informações que possam sempre melhorar o serviço de cozinha.

Só no ano passado, o Hospital Marieta realizou mais de 882 mil atendimentos. Desses, mais de 17 mil foram atendimentos de internações, 3.617 partos, mais de 463 atendimentos laboratoriais, 7.904 oncológicos, 16.784 cirurgias e mais de 87 mil procedimentos ambulatoriais.

Equipe especializada cuida de detalhes para garantir a recuperação dos pacientes

A fonoaudiologia hospitalar é outro pilar de extrema importância. A equipe é formada por três profissionais da área, sendo duas fonoaudiólogas no tratamento de reabilitação com pacientes adultos e uma profissional para o atendimento na UTI Neonatal. O foco é a prevenção às complicações respiratórias, como a broncoaspiração, muitas vezes resultante da disfagia, alteração que envolve a dificuldade em deglutir um alimento.O fonoaudiólogo ainda tem papel importante no desenvolvimento da mãe e do bebê. Na hora do aleitamento materno, algumas mulheres sentem a dificuldade da criança em absorver o leite. “O trabalho do fonoaudiólogo é estimular e coordenar a sucção, a deglutição e a respiração durante a amamentação”, explica a fonoaudióloga Sandra Simone Porcare. A unidade ainda oferece o Teste de Orelhinha, triagem auditiva essencial em recém-nascidos.

Já aárea de psicologia é focada na empatia. Uma profissional realiza atendimento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, outra psicóloga acompanha os pacientes hospitalares. “Nós iniciamos o atendimento psicológico quando há necessidade, de acordo com protocolo do paciente. Avaliamos se é preciso um atendimento em longo prazo ou se é algo pontual”, explica a psicóloga Roberta da Rocha Raimundo. De acordo com a especialista, na UTI, a psicologia é em nível de humanização. “Nós acompanhamos a família e o paciente que passam por momentos emocionais e precisam de recursos de enfrentamento”, completa. Casos de morte também são tratados com muito cuidado pelos profissionais da psicologia do Hospital Marieta. “A saúde emocional é muito importante, mas precisamos entender os aspectos de privacidade e autonomia, respeitando o espaço e as dores”. Em casos de doação de órgãos, o psicólogo instrui a família para que a decisão seja voluntária, explicando o procedimento e de que forma o paciente ajudará outras pessoas.

Cerca de 550 colaboradores, divididos entre enfermeiros e técnicos, são responsáveis por colocar em prática a prescrição médica e auxiliar durante todo o tratamento médico, garantindo também a higiene e conforto do paciente. “A equipe permanece 24 horas ao lado do paciente, dando suporte, atenção e cuidando de forma integral”, destaca a enfermeira e gerente de qualidade Karina Paris.O auxílio ao paciente se dá na utilização de metodologias de qualidade que ajudam a padronizar rotinas e procedimentos, dando mais segurança no cuidado e nos resultados dos pacientes.

E aqui entra também a questão da esterilização dos equipamentos. Para isso existe aCentral de Materiais Esterilizados(CME), que é responsável pelo processo de deixar em condições de uso todos os instrumentos médico-hospitalares. “São equipamentos usados desde o Pronto Socorro até no Centro Cirúrgico”, reforça a coordenadora da CME, Elzita Sezerino. A função da central é controlar a saída dos instrumentos e garantir o preparo e distribuição dos itens esterilizados. A equipe é formada por enfermeiros, que se comprometem em atender às necessidades do ambiente hospitalar.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS