sexta, 19 de abril de 2024
Geral
02/03/2017 | 21:44

Câmara de Balneário Camboriú aprovou, por unanimidade, projeto que institui o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio

Na sessão ordinária de ontem, quarta-feira de cinzas, o plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou por unanimidade, a proposta do vereador progressista Leonardo Martins Machado, o Piruka, de calendarizar a prevenção ao suicídio. A data escolhida foi 10 de setembro, junto ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio que integra uma série de eventos ligados ao movimento Setembro Amarelo.

Segundo o vereador Piruka, é necessário que se institua ofialmente na cidade, este dia pra fazer com que o poder público preste atenção na importância da criação de políticas públicas locais de prevenção a este drama social. Balneário Camboriú tem um número, o dobro maior do que a média nacional de casos de suicídio.

O relatório da Organização Mundial de Saúde revela 1 suicídio a cada 40 segundos todos os dias. A cada 45 minutos um brasileiro morre vítima de suicídio e em uma sala de 30 pessoas 5 delas já pensaram ou vão pensar em dar fim a própria vida.  "Os dados são alarmantes e atingem todas as classes sociais. Este é um problema de todos nós. Não temos como não nos sensibilizarmos e tomarmos está dor para nós. O poder público não pode ficar indiferente a esta situação preocupante" defendeu Piruka.

Com a aprovação desta lei, o município deverá criar ações em prol da diminuição dos altos índices apresentados nos últimos anos. A principal medida é atuar na prevenção. Segundo a OMS 90% dos suicídios podem sim, ser prevenidos.

Foi também em um dia primeiro de março, no ano de 1962 que correu o primeiro plantão do Centro de Valorização da Vida em São Paulo (CVV).

O CVV atualmente, presta apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone através do número 141, email, chat e Skype 24 horas todos os dias. São 2.000 voluntários treinados que atuam em 72 postos espalhados pelo país.

Em Balneário Camboriú, o CVV começou a realizar reuniões, treinamentos, formar voluntários e buscar espaço para realizar suas atividades em junho 2014.  No 31 de agosto de 2015 estava pronto para oferecer o seu primeiro plantão, na sala anexa à Secretaria Municipal de Atenção à Pessoa Idosa, na Rua 1822, n° 614, no Centro de Balneário Camboriú. Desde então, a Câmara Municipal de Vereadores tem sido parceira ao disponibilizar o auditório da casa, para divulgar a proposta humanitária, durante os processos seletivos de novos voluntários.

Mais informações sobre o CVV BC e voluntariado:
José de Arimatéa
WhatsApp (47) 991176820
Acesse: cvv.org.br
Facebook: CVV BC


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS