quinta, 18 de abril de 2024
Geral
14/02/2017 | 17:48

Ação de combate à dengue realiza nova fiscalização em ferros-velhos

Ferros-velhos de quatro bairros de Itajaí serão vistoriados na próxima segunda-feira (20) durante a força-tarefa do combate à dengue. Esta será a segunda ronda organizada pela Sala de Situação, através da Secretaria Municipal de Saúde, pois os estabelecimentos do município têm descumprido a legislação estadual e contribuído para proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Os números apresentados na reunião da Sala de Situação, na tarde desta terça-feira (14), demonstram que tem sido efetivo o trabalho de prevenção realizado pela Vigilância Sanitária e Programa de Combate à Dengue, Secretaria de Urbanismo, Obras, Educação, Comunicação, Codetran, Defesa Civil e Fundação do Meio Ambiente (Famai). Desde o início do ano, não há registro de casos positivos de dengue em humanos. Além disso, dos 76 focos positivos do mosquito, 69 foram identificados em armadilhas de monitoramento.

Após identificar os focos, é feita uma varredura no entorno para descobrir áreas de risco. Nesse sentido é que também são monitorados os ferros-velhos e borracharias. A primeira fiscalização ocorreu no dia 06 de fevereiro e a segunda está marcada para dia 20. Segundo Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Combate à Dengue, estes estabelecimentos têm descumprido a legislação estadual que determina a cobertura dos depósitos.

“Estes locais acabam sendo criadouros do vetor e geradores de casos positivos. Notificamos e autuamos quando há irregularidades”, destaca Lúcio. Na próxima segunda, serão vistoriados ferros-velhos na Itapaiva, Barra do Rio, São João e São Vicente.

O objetivo da ação conjunta é reforçar a fiscalização para que os comerciantes tomem as medidas preventivas necessárias, eliminando possíveis criadouros.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS