quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/02/2017 | 13:16

Prepare-se para 3 perguntas da entrevista de emprego

 por Fernanda Bottoni*

Sabe quando dá aquele branco na hora da responder as perguntas da entrevista de emprego? Isso pode acontecer com qualquer pessoa, mas, felizmente, há como evitar que isso aconteça com você. Para isso, pedimos que Thalita Doering, gerente da Michael Page, empresa especializada em recrutamento, indicasse algumas das questões que mais deixam os candidatos sem saber o que dizer. Veja quais são e como você poderia se sair bem em cada uma.

Como responder estas perguntas da entrevista de emprego

1. Você pode contar um caso de insucesso na sua carreira?

Acredite ou não a resposta mais comum para essa pergunta é “Eu não me lembro agora”. Quem responde dessa forma pode até tentar parecer um profissional de sucesso, mas, no fim das contas, o que consegue é demonstrar que nunca parou para pensar sobre seus erros ou que tem medo de se ver visto como incompetente se assumir que já errou alguma vez.

Segundo Thalita, há casos também em que o profissional até conta o caso de insucesso, mas no fim da história acaba dizendo – ou sugerindo – que o erro foi de outra pessoa. “Eles dizem, por exemplo, que um projeto não foi bem executado por falta de verba ou porque o diretor não aprovou a tempo”, explica. A dica para responder essa pergunta adequadamente é apresentar fatos, mostrar que você refletiu e aprendeu com o erro e que está preparado para não repetir o ocorrido.

2. Quais são seus principais pontos a desenvolver?

Não existe o profissional perfeito. A gerente da Michael Page sabe disso, mas ainda assim vê muitos candidatos escorregarem na hora de responder essa pergunta. “Ou eles dizem que não têm, o que é péssimo, ou recorrem a clichês, como ‘sou muito perfeccionista’, e usam exemplos de situações que não são de fato negativas”, explica ela.

Essa pergunta não é feita nas entrevistas por acaso. A primeira razão é entender o nível de autocrítica e autopercepção do profissional. A segunda é saber se o seu perfil é adequado ao da vaga em questão. Não adianta você ser contratado e, em seguida, demitido por não conseguir cumprir determinadas funções, não é?

Portanto, a dica aqui é buscar de verdade aqueles pontos que você sabe que não estão 100% e falar sobre eles de forma objetiva. “Quem não consegue citar algo que precisa melhorar pode passar a imagem de um profissional que se considera completo e que dificilmente vai se satisfazer em alguma organização.”

3. Como está o seu inglês?

Aparentemente simples, esta é uma das perguntas da entrevista de emprego que costuma calar especialmente aqueles que forçaram um pouco a mão na hora de dizer que têm inglês “avançado” ou “fluente”. “Percebemos logo a mentira quando o profissional fica tenso e diz que está um pouco enferrujado”, conta Thalita. A pergunta seguinte a essa normalmente é se a conversa pode continuar no idioma estrangeiro…

A dica, sempre, é não mentir no currículo. Você até pode ser aprovado na seleção se tiver o nível de idioma um pouco abaixo do que a empresa espera, mas dificilmente vai continuar no páreo se o recrutador perceber que você tentou enganá-lo.

 

*Fernanda Bottoni é jornalista e escreve sobre carreira e mercado de trabalho há 15 anos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS