quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/02/2017 | 13:31

C.E Pedro Rizzi recebe visita técnica para implantação do Programa Escola Aberta

Aconteceu nesta sexta-feira (10) uma visita técnica do grupo envolvido na reimplantação do programa Escola Aberta ao Centro Educacional Pedro Rizzi. A escola foi escolhida para ser a primeira a receber o programa: “A localização deste Centro Educacional, num bairro extremamente populoso como o Cidade Nova, sendo um de nossos objetivos atingir a comunidade, além da excelente estrutura do Pedro Rizzi, contribuem para que possamos dar aqui o pontapé inicial ao Escola Aberta”, comentou Adriana Rocha, Diretora de Educação Integral e Ações Educativas (DEIN) da Secretaria Municipal de Educação.

Estão envolvidos no Projeto representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI), Fundação Cultural, Biblioteca Pública Municipal e também da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL).

Várias idéias foram apresentadas durante a reunião. A FEAPI se colocou a disposição para cursos de informática, e estuda a possibilidade de oferecer curso de libras aos sábados. Já na parte da cultura, a Fundação Cultural confirmou a instalação de um palco em frente ao Centro Educacional, onde ocorrerão várias apresentações no estilo de uma “maratona cultural”. Além disso, a Fundação pretende oferecer cursos de Educação Patrimonial, resgatando a história de Itajaí, além de cursos de dança, percussão e até um cinema cultural, com um telão projetado aos sábados nas escolas.

Já a Biblioteca Pública Municipal Norberto Cândido Silveira Júnior estará oferecendo uma extensão de seus projetos dentro das escolas realizadoras do Escola Aberta. São estes projetos a Contação de História, Troca-Troca de Gibis, De Filme Para Livro e de Livro Para Filme, Semeando Livros e Biblioteca Andante: “São projetos desenvolvidos dentro da Biblioteca que nós estaremos trazendo para o interior das escolas, estimulando o hábito da leitura nos alunos e comunidade”, comentou Fernando Tomio, assessor da Biblioteca.

A FMEL também contribuirá na realização do Escola Aberta, disponibilizando três profissionais de Educação Física, que vão desenvolver as atividades esportivas nas escolas. Outra idéia que vem sendo estudada é a criação de uma horta comunitária, que seria usada em benefício da própria comunidade.

SEGURANÇA

Um dos pontos muito discutidos na reunião foi a questão da segurança nas escolas que irão receber o programa. Nos próximos dias um ofício deve ser enviado à Polícia Militar solicitando a presença da PM: “É preciso oferecer tranqüilidade, segurança ao aluno que vai participar do Escola Aberta e à toda comunidade. É isso que buscamos nesta parceria com a PM”, comentou a diretora do DEIN.

No dia 23 deste mês acontece nova reunião entre os representantes do projeto e os pais dos alunos no Centro Educacional Pedro Rizzi, onde será apresentado o cronograma de ação do programa. A previsão é que o Escola Aberta inicie no começo de março.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS