sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/02/2017 | 17:35

Brasil recebe Volvo Ocean Race e Itajaí é a cidade sede pela terceira vez

Agora é oficial e o contrato está assinado: Itajaí será a cidade brasileira a receber pela terceira vez o maior evento náutico do mundo. A Volvo Ocean Race (VOR) chega ao Brasil em abril de 2018, tendo Itajaí como cidade sede da sétima perna da competição. A assinatura do convênio entre governo do Estado, Amfri, Município e VOR ocorreu hoje (08) em Florianópolis.

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte destinará R$ 4,7 milhões para a realização da regata no Brasil. Após um longo processo de negociações e diálogo com a Volvo Internacional, o município recebeu hoje a confirmação da realização da stopover em Itajaí. “Ficamos muito felizes por conseguir finalizar em um mês este processo tão importante que estava há seis meses parado. Houve um esforço muito grande por parte do município e também do governo do Estado para realização da Volvo em Itajaí”, ressalta Evandro Neiva, secretário Municipal de Turismo.

O planejamento estratégico para receber o evento já está sendo desenvolvido e vão ser inseridas novidades para esta terceira edição da VOR no município. Na edição 2014-15, Itajaí foi a segunda maior etapa em público. “Este é um evento internacional com muitas exigências e já somos referência, tanto pelo desempenho na organização quanto pelo acolhimento do público”, avalia Neiva.

A aprovação do processo para liberação de recursos foi assinada pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, na presença do executivo da Volvo Ocean Race, Adolfo Molina, e do secretário Evandro Neiva. Os recursos serão disponibilizados por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (Funturismo) e serão pagos em três parcelas.

Pavan resumiu a importância do evento em uma frase: “Itajaí será o centro do mundo da vela em abril do próximo ano”. A única parada desta edição da Volvo Ocean Race na América Latina será em Itajaí.

O evento

A largada da regata está marcada para 22 de outubro de 2017 na cidade de Alicante na Espanha. As paradas serão em Lisboa (Portugal), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Hong Kong, Guangzhou (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), New Port (Estados Unidos), Cardiff (País de Gales), Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda).

A Vila da Regata, em Itajaí, ficará aberta ao público de 05 a 22 de abril de 2018. A previsão é que os primeiros barcos cheguem ao litoral catarinense no dia 08 de abril. No dia 20 de abril será realizada a In-Port Race, uma competição que é realizada nos locais de parada. No dia 21 os barcos estarão abertos ao público e, no dia 22, será a partida das equipes.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS