quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/02/2017 | 16:02

Serviços ao eleitor funcionam normalmente durante o verão

Os eleitores que precisam fazer procedimentos como alistamento eleitoraltransferência de local de votação, segunda via do título do eleitoremissão de certidões ou mesmo regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral podem aproveitar o movimento tranquilo dos cartórios eleitorais, típico da estação do ano. Exemplo disso é o cartório de Florianópolis, que atendeu uma média de 80 eleitores por dia no mês de janeiro, número abaixo da sua capacidade. 

“Nós estamos atendendo eleitores que querem fazer todo tipo de operações, como alistamentos e transferências, mas, principalmente, regularização do título dos que não fizeram o alistamento biométrico e também daqueles que moram fora do Brasil e tiveram o título cancelado”, destacou a chefe de cartório da 100ª zona eleitoral, Grasiela Gaspar Gonçalves.

As centrais de atendimento ao eleitor estão funcionando das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. Os horários de funcionamento e os endereços dos cartórios de todo Estado também estão disponíveis na página do Tribunal. 

Além disso, os eleitores de Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José podem realizar o agendamento pelo site do TRE-SC e reservar o horário para o seu atendimento. “O movimento na Central de Atendimento ao Eleitor, apesar de não estar muito expressivo, tem momentos que chega a formar uma certa fila. O eleitor que agenda tem a facilidade de ter sua vaga disponível para o horário que ele marcou”, garantiu a chefe de cartório da 100ª zona eleitoral. 

Eleitores com título cancelado, em decorrência de irregularidades, ficam sujeitos a uma série de restrições, como a suspensão do CPF, a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, de renovar passaporte, de fazer matrícula em instituições de ensino superior e de tomar posse em cargo público. Por isso, é importante manter a situação eleitoral regular.

Para os eleitores que querem consultar seus débitos, a Justiça Eleitoral disponibiliza ainda a ferramenta Consulta de Débitos do Eleitor, que possibilita a emissão de boletos pela internet (Guias de Recolhimento da União) para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais. O serviço objetiva agilizar o atendimento nos cartórios.

Para saber mais informações sobre os procedimentos realizados nos cartórios e a documentação necessária, acesse o site do TRE-SC. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS