sexta, 29 de março de 2024
Geral
06/02/2017 | 11:45

Instituto Crescer completa 10 anos em prol dos jovens e adolescentes de Itajaí e região

O Instituto Crescer acaba de completar uma década em prol dos jovens e adolescentes de Itajaí e região. A organização sem fins lucrativos está inserida na Associação Empresarial de Itajaí (ACII) e nasceu para dedicar-se à qualificação e à empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social, buscando contribuir com a melhoria da realidade em que esses jovens estão inseridos.

 O Crescer desenvolve inúmeros projetos, entre eles o Jovem Aprendiz, que visa a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho. Além disso, as outras ações buscam promover a integração social de seus educandos, suas famílias e comunidade, preparando-os para o exercício pleno da cidadania, mediando o acesso e a integração ao mundo do trabalho, sem qualquer distinção. 

 Um projeto importante é o “Conversando com Adolescentes”, que realiza uma ampla campanha de conscientização e prevenção em Saúde, com foco na gravidez precoce e DST/AIDS, por meio de adolescentes multiplicadores qualificados pelo Instituto Crescer, que elaboram e ministram oficinas em forma de teatro, nas escolas de Itajaí, abordando os referidos temas. O projeto foi vencedor do 5º Prêmio ODM Brasil em 2014 e diversas outras premiações. “Esse projeto destaca-se pelo fato de que os adolescentes são preparados para conversar com os demais adolescentes. Isso facilita o entendimento e quebra barreiras entre o público. Só em 2016, mais de 3 mil adolescentes participaram do projeto”, explica a presidente do Instituto Crescer, Olga Zanella.

Exercício da cidadania

Outro destaque do Crescer é que em 2016 o Instituto passou a fazer parte da Rede Internacional de Escolas Criativas. As atividades são desenvolvidas com base numa formação humanista e criativa, que visam a preparação e qualificação para o mundo do trabalho, norteado pelos eixos de Competências para a Vida, Competências para o Mundo do Trabalho e Competências para Relações Cooperativas (no âmbito da família e da sociedade em geral).

 O Instituto Crescer, os jovens, as escolas e as famílias formam uma equipe que compartilham os mesmos princípios e objetivos, buscando contribuir e favorecer melhorias de condições de vida para nossos adolescentes, tornando-os cidadãos críticos e comprometidos com os valores essenciais da nossa comunidade e sociedade no geral.

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS