sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/01/2017 | 11:50

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização durante a temporada

Em três dias, 75 estabelecimentos comerciais de Balneário Camboriú receberam a visita dos fiscais da Vigilância Sanitária. O município intensificou a fiscalização e irá percorrer os mais diversos tipos de comércios como lojas, restaurantes e salões de beleza. A equipe verifica se estes locais estão com os alvarás em dia, se as recomendações de higiene e limpeza estão sendo cumpridas, dão orientações e, em caso de irregularidades, notificam o proprietário. 

Dos estabelecimentos vistoriados, em 12 foram lavrados autos de intimação e em 17 solicitada a renovação do alvará.  "Com a vistoria, também se impede a concorrência desleal, já que muitos comerciantes chegam no início da temporada e vão embora no fim do verão sem retirar as licenças, de forma a não contribuir com o município. Além de assegurar aos consumidores que estes locais já foram inspecionados e estão aptos a funcionar", explica o fiscal de saúde pública da Vigilância Sanitária, Luis Eduardo Borges de Melo.

A abordagem é feita de forma espontânea, a fim de evitar imprevistos junto ao estabelecimento. Caso seja confirmada a irregularidade, o proprietário recebe uma notificação, e a partir desta data, tem de cinco a dez dias para se regularizar. Caso contrário, é feita a interdição imediata do local. 

A fiscalização é dividida por setores. Periodicamente a equipe realiza a cobertura de uma determinada área do município. Durante o verão, os cuidados devem ser redobrados com relação aos alimentos, que precisam de cuidado maior no preparo e armazenamento; nos salões de beleza com a esterilização de alicates e espátulas, pois com o aumento no fluxo clientes também amplia o risco de transmissão de hepatites; e com pragas urbanas, como baratas e ratos que podem proliferar por conta do aumento do lixo e mau acondicionamento.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS