sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/01/2017 | 14:03

Vacina contra a febre amarela está disponível nas unidades de saúde

O Ministério da Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) estão incentivando a imunização contra a febre amarela após a notificação de 12 casos e cinco mortes suspeitas da doença em municípios de Minas Gerais. Apesar de Itajaí estar fora da área com recomendação de vacina, pessoas que vão viajar para locais com risco de transmissão do vírus devem fazer a imunização pelo menos 10 dias antes da viagem.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itajaí explica que todas as unidades básicas de saúde contam com a vacina contra a febre amarela. Porém, reforça que a cidade não é uma área perigosa – Santa Catarina não registra casos da doença em humanos desde 1966.

Ao todo, são 3.530 municípios brasileiros com risco de transmissão da doença. Além disso, os meses de dezembro a maio são o período de maior número de casos no país. Por isso, pessoas que não foram vacinadas ou receberam apenas uma dose há mais de 10 anos devem procurar um posto de saúde.

A imunização é gratuita e oferece total proteção contra a doença. Para que isso ocorra, no entanto, a vacina precisa ser tomada 10 dias antes da viagem, pois esse é o tempo indicado para que ela comece a produzir anticorpos protetores. Em crianças, a vacina pode ser feita a partir dos nove meses com reforço aos quatro anos. Para pessoas de dois a 59 anos, também são recomendadas duas doses.

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos tanto em áreas urbanas ou rurais. Tem como sintomas iniciais a febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS