sábado, 20 de abril de 2024
Geral
02/01/2017 | 17:43

7 livros que vão te ajudar a ganhar mais dinheiro em 2017

Tem dúvidas sobre se a economia irá se recuperar em 2017 e quer garantir que o orçamento fique organizado? Alguns livros podem te ensinar a lidar melhor com o dinheiro para se proteger contra situações imprevistas e, principalmente, te ajudar a enriquecer ao longo dos próximos anos.

EXAME.com selecionou sete títulos lançados em 2016 que trazem diversas lições sobre finanças. Além de mostrar o melhor caminho para aumentar o patrimônio, as sugestões também esclarecem dúvidas de quem está preocupado com a reforma da Previdência, deseja ensinar aos filhos sobre como lidar com o dinheiro desde cedo e até de quem quer continuar a viajar em tempos de crise.

Confira, nas fotos a seguir, sete indicações de livros para o ano que vem.

 

1 – “A graça do Dinheiro”

graca_dinheiro

 

Organização: Robert Mankoff

Editora: Zahar

Resumo: O livro reúne quase 400 cartuns publicados na célebre revista The New Yorker entre 1925 e 2009. São crônicas sobre acontecimentos, neuroses e modismos relacionados à vida financeira no século 20, que passam pelo crack da bolsa de Nova York em 1929, a Grande Depressão dos anos 30 e a crise de 2008. As charges também tratam de fenômenos atemporais, como a relação de amor e ódio entre os tomadores de empréstimo e seus bancos e a desconfiança mútua entre os pagadores de impostos e a Receita Federal.

2 – “Empire of Things”

empire_things

 

Autor: Frank Trentmann

Editora: Harper

Resumo: O livro aborda a história do consumo desde o Renascimento até a economia global moderna. Visto geralmente como uma exportação dos Estados Unidos, o autor mostra que a cultura do consumismo, na verdade, é um fenômeno internacional diversificado e com uma história mais longa do que costumamos imaginar. O professor de história da Universidade de Londres analisa como a crescente demanda por roupas de moda e conveniência transformou nossa vida e também nosso vício pela posse de cada vez mais bens materiais, passando por temas como desperdício, dívidas, estresse e desigualdade.

3 – “Dinheiro compra tudo? Educação financeira para crianças”

dinheiro_compra

 

Autor: Cássia D´Aquino

Editora: Moderna

Resumo: Consultora financeira especializada em educação infantil, Cássia D’Aquino apresenta, em formato de almanaque, conceitos de orçamento e planejamento financeiro com uma linguagem simples e divertida para ajudar a criançada a entender o tema. O livro responde desde perguntas simples, como onde é fabricado o dinheiro e por quê as moedas têm sempre o mesmo formato, até questões mais complexas, como se o dinheiro compra ou não felicidade.

4 – “Fora da Curva: Os segredos dos grandes investidores do Brasil – e o que você pode aprender com eles”

fora_curva

 

Autores: Pierre Moreau, Florian Bartunek e Giuliana Napolitano

Editora: Portfolio Penguin

Resumo: Organizado pelo investidor Florian Bartunek, pelo advogado e sócio da Casa do Saber Pierre Moreau e pela jornalista Giuliana Napolitano, o livro reúne depoimentos dos maiores investidores do país, como Luis Stuhlberger, Guilherme Aché, Luiz Fernando Figueiredo e Pedro Damasceno. Juntos, eles administram cerca de 80 bilhões de reais e contam no livro suas trajetórias, dando lições sobre negócios e aplicações financeiras.

5 – “O que é Previdência Social”

o_que_e_previdencia

 

Autor: Luciano Fazio

Editora: Edições Loyola

Resumo: O livro conta um pouco da história da Previdência Social, criada para proteger os trabalhadores contra a perda dos rendimentos de trabalho. A publicação tambem analisa o chamado “déficit”, motivador de propostas de reforma do sistema público de aposentadoria. O objetivo do matemático e especialista em Previdência Social e Gestão de Fundos de Pensão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) é mostrar as diferentes posições no debate, apontando os pontos fortes e fragilidades de cada uma delas.

6 – “Como viajar sozinho em tempos de crise financeira e existencial”

como_viajar_sozinho

 

Autor: Hermés Galvão

Editora: Record

Resumo: O livro busca ser um manual prático para escapar de roubadas, como piores voos, companhias aéreas, hotéis e restaurantes da moda, além de pegadinhas em pontos “turísticos”. Na publicação, o jornalista sugere, num texto bem-humorado e beirando o politicamente incorreto, atalhos para quem deseja sair do lugar-comum e evitar o consumo exagerado. Baseado em suas próprias experiências, Hermés mostra que mesmo a mais simples das viagens pode ser inesquecível. “Nunca deixei de fazer nada por falta de dinheiro”, conclui.

7 – “Eu vou te ensinar a ser rico”

ser_rico

 

Autor: Ben Zruel

Editora: Gente

Resumo: O livro não busca ser um manual com receitas prontas de como conseguir dinheiro, mas apenas compartilhar experiências da trajetória do autor. Vindo de Jerusalém, Ben Zruel desembarcou no país em 1999 sem saber pronunciar uma palavra em português e com o desejo de ser bem-sucedido. Após um árduo processo de aprendizado, alcançou a independência financeira. Para isso, teve de criar disciplina e separar o “status” da “realidade” quando se trata de finanças pessoais.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS