quinta, 18 de abril de 2024
Geral
17/10/2016 | 10:11

Quatro atrações religiosas na Costa Verde & Mar

 Cerca de 17 milhões de pessoas viajam pelo Brasil em busca de roteiros religiosos, indica pesquisa do Departamento de Estudos do Ministério do Turismo. Para atender a demanda de visitantes que trilham o caminho da fé, a Costa Verde & Mar reserva diversas opções que estão inseridas no Roteiro Cultural da região. Além de visitar os monumentos religiosos, os turistas passam a conhecer mais sobre as construções históricas e tradicionais dos 10 municípios. “Oferecemos um resgate dos costumes e informações do cotidiano dos antepassados, bem como o acolhimento daqueles que são motivados pelas diversas religiões”, afirma o presidente do colegiado Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar, Sérgio Schultz.

  Para aqueles que buscam recarregar as energias com boas vibrações e manter o espírito em paz, a equipe do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar sugere alguns atrativos:

 

Monumentos: para exercitar a religiosidade, não há nada melhor do que visitar ambientes que reflitam a fé. O visitante encontra a Cruz da Praia de Fora nas dunas da Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas. O monumento surgiu no mar no início do século e junto com ele aconteceu um grande lanço de tainha. Outro local a ser visitado é o morro da Cruz em Itajaí, em que, além de encontrar um lugar tranquilo para suas orações, o turista pode desfrutar da vista panorâmica da região.

Grutas: ao todo cinco grutas estão abertas para o público na região, como a de Nossa Senhora de Guadalupe, em Navegantes, em que é possível também aproveitar a fonte com água natural. Outro exemplo é a Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes, em Itapema, que é procurada por muitos pescadores e turistas que pedem proteção para viagens. Tem ainda a Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Ilhota e as Grutas Nossa Senhora Imaculada Conceição e Aparecida, em Luiz Alves.

Capelas: estes ambientes religiosos carregam grandes exemplos da integração da comunidade, como a Capela de Nossa senhora da Imaculada Conceição, em Bombinhas, que foi construída em 1913. Por três vezes o local foi atingido por raios e a sociedade precisou se unir para fazer a reconstrução. Outra opção é a centenária capela São João Batista, em Penha, e a capela Imaculada Conceição de Camboriú, erguida em 1905 e que desde então mantém traços da arquitetura colonial portuguesa.

Igrejas: o visitante encontra desde construções atuais até as seculares, que contam muito da história da região. Uma das mais antigas é a Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos, em Porto Belo, erguida em 1814 com mão de obra escrava e tombada como patrimônio histórico. Outro exemplo é a Igreja Presbiteriana de Camboriú, fundada em 1909, sendo a primeira Igreja Evangélica Protestante da região. Mas o turista também encontra opções mais atuais, como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí, que conta com arquitetura romântica e neogótica, a São Vicente de Paulo, em Luiz Alves, concluída em 1952 em tijolos e que possui uma torre de 30 metros de altura ou a Paróquia Nossa Senhora da Paz de Balneário Piçarras, que desde 1973 acolhe a comunidade.

 

            Os visitantes religiosos encontram mais informações sobre os roteiros através do www.costaverdemar.com.br


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS