quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/10/2016 | 17:10

Téspis encerra nesta semana apresentações gratuitas nos bairros

Com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura e arte em Itajaí, a Téspis Cia de Teatro, residente na cidade, circula por escolas e centros comunitários com o seu mais novo espetáculo. A peça "Tomara que não chova ou a incrível história do homem que se transformou em cachorro" vai ao encontro da plateia, percorrendo até 14 de outubro os bairros Cidade Nova (dia 10), São Roque (dia 11), Bambuzal (dia 13) e Praia Brava (dia 14). A programação é totalmente gratuita e itajaienses de todas as idades estão convidados. O projeto é realizado com patrocínio da Unimed Litoral, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Itajaí.

Ao decorrer da primeira semana de apresentações, mais de 500 pessoas assistiram ao espetáculo, com uma faixa etária bem diversificada, de 14 a 85 anos. “Tivemos a oportunidade de levar teatro pela primeira vez para muitas pessoas, já outras durante o bate papo, nos falaram que têm muita vontade de trabalhar com teatro e ainda gostariam de receber mais vezes espetáculos no seu bairro”, acrescenta Max Reinert, diretor e dramaturgo.

Após cada apresentação acontece um bate papo com a plateia para dialogar sobre o espetáculo e o fazer teatral. Outro objetivo é possibilitar que pessoas de baixa renda tenham contato com o teatro, além de intensificar esta arte nos bairros itajaienses. “O espetáculo traz uma reflexão aos adolescentes e este é um momento de aprendizagem muito significativo. Muitas vezes professores em um mês de sala de aula não conseguem levar essa reflexão que a peça nos deixa e isso contribui muito para a educação”, completa a Diretora Angelita Vieira, da Escola Básica Inês Cristofolini de Freitas.

O Espetáculo

"Tomara que não chova ou a incrível história do homem que se transformou em cachorro" é baseada no texto "Histórias para serem contadas", do dramaturgo argentino Osvaldo Dragun. Discute temas polêmicos, com doses de humor e ironia, situações as quais acabamos nos acostumando no dia a dia. Convida, desta forma, o público a repensar suas atitudes cotidianas e provoca uma reflexão sobre nosso posicionamento como indivíduos/cidadãos.

A história conta com um homem desempregado que tem como única oportunidade de trabalho se tornar “cachorro do vigia noturno”. Ciente de suas necessidades e convicto de não ceder às pressões que a nova profissão apresenta, o homem aceita o emprego. Mas, a chuva o obriga a se sujeitar à situações degradantes. Quanto tempo é necessário para que ele se acostume com essa nova condição? E, depois que ele adquira esse hábito, será possível voltar a ser homem?

Téspis Cia de Teatro

Há quase 23 anos, com sede na cidade de Itajaí (SC), a Téspis Cia de Teatro trabalha com o objetivo de estudar o fazer teatral e aplicar tais estudos na montagem de espetáculos, que levantem questões do mundo contemporâneo. Com atuação no Brasil e no exterior, ao longo dos anos conquistou mais de 40 prêmios.

Desde a fundação, a companhia atua com adaptações e/ou adequações de textos clássicos. A partir de 2009, decidiu trabalhar também com dramaturgia própria, apostando na criação de obras autorais. A Téspis é composta por Denise da Luz, Jônata Gonçalves e Max Reinert. Em Itajaí, mantém um curso de teatro permanente há mais de 15 anos, em que passaram mais de mil alunos.

A programação é aberta ao público em geral:


Dia: 10/10/2016 (segunda-feira)
20h - Local: Centro Educacional Pedro Rizzi - Cidade Nova (Alunos EJA)

Dia: 11/10/2016 (terça-feira)
16h - Local: Centro Comunitário do São Roque (Idosos)

Dia: 13/10/2016 (quinta-feira)
16h - Centro Comunitário do Bambuzal (Idosos)

Dia: 14/10/2016 (sexta-feira)
14h - Local: Auditório Unimed Litoral (Programa Semear-Jovens Aprendizes) - Praia Brava


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS