quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/10/2016 | 14:32

IX Seminário de Violão de Itajaí acontece nos dias 11 e 12 de outubro

O IX Seminário de Violão de Itajaí será realizado nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de outubro, com Concertos e atividades gratuitas.

Na terça-feira (11), às 14h, será realizada a Master Class com Marcus Llerena, na Casa da Cultura Dide Brandão. A Master contará com trinta (30) vagas para alunos ouvintes e outras cinco (5) para alunos executantes. Já às 20h30, no Teatro Municipal de Itajaí, serão realizados os Concertos com o violonista itajaiense Eliezer Patissi, e o Concerto da Camerata de Violões de Itajaí.

Na quarta-feira (12), também às 14h, o violonista Ricardo Pauletti ministra a Oficina Acompanhamento para Violão Brasileiro, que contará com trinta (30) vagas e irá trabalhar o violão como um instrumento de acompanhamento em gêneros populares da música brasileira como samba, choro, maxixe e baião. Às 20h30 o Teatro Municipal volta a receber dois Concertos, do violonista itajaiense Ricardo Pauletti, seguido pela apresentação do renomado violonista Marcus Llerena.

Para participar da Oficina e Master class é preciso encaminhar o nome completo, contato telefônico e a oficina que deseja cursar para o e-mail aviviolao@hotmail.com. Para a vaga de executante na Master class é preciso enviar ainda as peças que pretende apresentar.

SINOPSES CONCERTOS

Eliezer Patissi começou a tocar violão aos 14 anos, foi aluno do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí e participou de diversas edições do Festival de Música de Itajaí e oficinas com os professores Conrado Paulino, Marco Pereira, Ulisses Rocha entre outros. Dentre as músicas do repertório, estão obras do compositor barroco J. S. Bach, dos brasileiros Dilermano Reis e Paulinho Nogueira, além do compositor e músico Itajaiense Carlos Niehues.

A Camerata de Violões de Itajaí é formada por oito violonistas integrantes da Associação de Violão de Itajaí e Conservatório de Música Popular de Itajaí e traz ao público uma das mais interessantes formações para o instrumento.  No repertório, a Camerata executa músicas tradicionais do repertório violonístico, da música popular brasileira e internacional, com obras de Tom Jobim, Baden Powell, Paulinho Nogueira, João Pernambuco, Edu Lobo e Beatles, interpretadas com a sonoridade que é peculiar desta formação.

Ricardo Pauletti é violonista, compositor e arranjador. Estudou violão erudito no Brasil e na Espanha e após receber orientação de Luiz Otávio Braga e Maurício Carrilho, passou a se dedicar ao choro e ao violão de 7 cordas. Em 2011 lançou o CD Variações Brasileiras, que mostra a grande diversidade da música instrumental. Em 2014 lançou o CD Choro de Faia, inteiramente dedicado ao choro, das vertentes mais tradicionais até as mais modernas. Em 2015 lançou o DVD Ricardo Pauletti Trio, que mostra diferentes performances ao vivo, acompanhado pelos músicos Rafael Petry (acordeon) e Mario Junior (bateria). Tem se apresentado em importantes festivais e salas de concerto em diversas cidades do Brasil, Argentina, França e Chile.

Marcus Llerena conquistou importantes prêmios no Brasil, como Violões de Ouro (1978) e o Concurso Internacional de Porto Alegre (1981). No exterior foi premiado pelo Conservatório de Madrid (1976-77), SablésurSarthe (1983) e Prèsence de la Musique, da Fundação YehudiMenuhin (1988). Foi citado por GennadyZalkowitz à ClassicalGuitar Magazine, "como um dos pilares da música moderna brasileira para violão, tanto por suas gravações como pela inclusão em seus programas de novas e significativas obras de compositores brasileiros, ainda inéditas para o público apreciador no exterior...".

O IX Seminário de Violão de Itajaí é uma realização da Associação de Violão de Itajaí, com o patrocínio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí, por meio do Edital de Apoio a Eventos Culturais Comunitários.

 

Terça 11/10

14h -  Master Class com Marcus Llerena - Vagas: 30 ouvintes e 5 executantes

20h30 – Concertos: Eliezer Patissi e Camerata de Violões de Itajaí  

 

Quarta 12/10 

14h Oficina com Ricardo Pauletti - Vagas: 30 vagas – Acompanhamento para Violão Brasileiro

20h30 Concertos: Ricardo Pauletti e Marcus Llerena

 

Classificação: 12 anos

Ingresso:Gratuito e devem ser retirados na bilheteria do Teatro

 

Informações adicionais: facebook.com/associacaodeviolao


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS