quinta, 18 de abril de 2024
Geral
05/10/2016 | 17:50

Saiba como prevenir as principais doenças que provocam afastamento do trabalho

Dor nas costas, doenças motivadas por fatores de riscos ergonômicos, como esforços repetitivos e má postura, sobrecarga mental, muitas vezes relacionada ao estresse e depressão, além de doenças do coração e câncer, estão entre os principais motivos de afastamento do trabalho. De acordo com dados de 2013 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mencionados no boletim quadrimestral sobre benefícios por incapacidade da Previdência Social, 2,02 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas ao trabalho e a cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidentes ou doenças atreladas às atividades profissionais.

Com isso, além de afetar o funcionário e sua família, o afastamento causa grande impacto para o empregador devido à queda no rendimento da empresa como um todo. “A organização precisa estar atenta à saúde de seus colaboradores e, principalmente, preparada para oferecer todos os cuidados necessários para a função exercida a fim de reduzir os riscos de doenças relacionadas ao trabalho”, explica Lauriberto Tavares, Diretor da Bioqualynet.

A boa notícia é que é possível evitar tais patologias com a adoção de hábitos saudáveis. Para isso, o Bioqualynet dá dicas:

  • Realizar check-ups regularmente: Geralmente, o check-up reúne análise clínica do paciente e exames adicionais como raio X de tórax, eletrocardiograma e dosagem do colesterol, triglicérides, glicemia, ureia, creatinina, além do exame de urina;
  • Controlar o peso;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Evitar o sedentarismo;
  • Praticar atividades físicas com a orientação de um profissional;
  • Dar uma pausa no trabalho, de hora em hora, para alongar.

Já a empresa, pode colaborar com a saúde de seus colaboradores aderindo a campanhas de saúde como prevenção ao câncer de mama e novembro azul, além de incentivar a prática de exercícios físicos e dieta balanceada. Além disso, é muito importante contar com uma equipe de medicina e segurança do trabalho para diminuir os riscos do desenvolvimento de doenças provocadas pela rotina na organização.

Para saber mais, os profissionais podem consultar: www.portoseguro.com.br/seguros/saude-e-odonto/servicos/saude-ocupacional-e-seguranca-no-trabalho

Sobre Bioqualynet

A Bioqualynet atua há mais de 20 anos no mercado de Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho e Ergonomia e desde sua criação, oferece aos seus clientes e parceiros o que existe de mais atual na área da medicina ocupacional. A empresa conta com quatro unidades comerciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, duas unidades de atendimento em São Paulo e Rio de Janeiro e rede credenciada em todos os estados e em mais de 900 cidades, com cerca de 2,5 mil parceiros capacitados. Com foco na qualidade técnica e na customização dos serviços, oferece um portfólio de soluções sob medida para empresas de todos os portes.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS