quinta, 18 de abril de 2024
Geral
20/09/2016 | 12:57

Escolha do cirurgião e acompanhamento multidisciplinar são fundamentais para a realização de cirurgia bariátrica

Reconhecida como área de atuação pelo CFM – Conselho Federal de Medicina, a cirurgia bariátrica vem crescendo expressivamente no Brasil. No ano passado foram cerca de 93,5 mil procedimentos realizados ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Neste cenário, para que a cirurgia aconteça de maneira segura e tenha os resultados esperados, é imprescindível que o paciente pesquise informações sobre o cirurgião responsável e siga corretamente as orientações da equipe multiprofissional.

“A SBCBM orienta seus associados a seguirem os mais rígidos protocolos de segurança. Por este motivo é indicado que o paciente pesquise sobre a qualificação do cirurgião, inclusive verificando se ele é membro da sociedade, conheça a estrutura hospitalar, a técnica utilizada e siga rigorosamente as instruções da equipe que realizará o acompanhamento multidisciplinar”, orienta o Dr. Josemberg Campos, presidente da SBCBM.

Os procedimentos menos invasivos utilizados atualmente, por laparoscopia, possibilitam mais segurança ao paciente e um tempo menor de recuperação. A cirurgia não tem indicação como tratamento estético e sim para melhora de doenças e qualidade de vida. Deve ser recomendada apenas para pacientes com IMC igual ou maior que 40kg/m² e pode ser realizada em casos de IMC entre 35kg/m² e 40kg/m², desde que o paciente tenha comorbidades como, por exemplo, diabetes e hipertensão.

Todo procedimento cirúrgico pode ter complicações, porém, nos centros de excelência em cirurgia bariátrica os índices de riscos não passam de 0,5%. “O paciente bem preparado, uma equipe altamente qualificada e um local seguro e equipado são fundamentais para um procedimento seguro e sem complicações”, salienta o Dr. Felipe José Koleski, presidente do capítulo Santa Catarina, da SBCBM.

 

Dicas para escolher um cirurgião  

·      É imprescindível conhecer o histórico do cirurgião e verificar se ele é membro da SBCBM. A consulta pode ser feita pelo site (www.sbcbm.org.br).

·      Pesquisar sobre o índice de satisfação dos pacientes em relação ao cirurgião. A Internet é uma boa ferramenta para isso, mas é preciso ter discernimento.

·      Saber se ele atua com equipe multidisciplinar que auxiliará no preparo e orientações pré-cirurgia e também por todo o acompanhamento pós-cirurgia.

·      O consultório deve ser totalmente adaptado ao público obeso, com locais confortáveis e equipe cortês e acessível.

·      Cirurgiões bariátricos realmente dedicados passam a maior parte do exercício profissional educando e cuidando de seus pacientes tanto no pré quanto no pós-operatório.

·      Cuidado com cirurgiões que fazem a consulta numa semana e a cirurgia na semana seguinte, sem o paciente estar em condições clínicas adequadas.

  

Dicas para uma boa preparação

·      É importante saber qual a técnica que será utilizada na cirurgia. Ela deve constar na resolução n° 2.131/15 do Conselho Federal de Medicina, que regulamenta a cirurgia bariátrica no Brasil (www.portalmedico.org.br).

·      Se possível, visite o local (hospital ou clínica) onde será realizada a cirurgia.

·      Realizar todo o protocolo de exames pré e pós-operatórios.

·      É recomendado que o paciente emagreça cerca de 5% a 10% de seu peso antes da cirurgia para melhorar sua condição clínica. Isso aumenta a segurança na operação.

·      O paciente deve passar por consulta pré-anestésica para o médico rever os exames e a avaliação clínica já feita. Essa consulta tem a finalidade de prevenir quaisquer problemas durante a cirurgia.

·      Seguir as orientações da equipe multidisciplinar, principalmente as nutricionais, nas fases da alimentação pós-cirúrgica (líquida, pastosa e sólida) e psicológicas, pois a adaptação psíquica às mudanças tão grandiosas que ocorrem no corpo durante o emagrecimento exigem acompanhamento e preparo.

 

Sobre a Cirurgia Bariátrica

A SBCBM segue as diretrizes que foram estabelecidas em reunião conjunta com Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina, que gerou a Resolução CFM n° 1766, de 2005, atualizada posteriormente para resolução CFM n° 2.131/15. Nela estão definidas as indicações para a cirurgia bariátrica, como deve ser montada a equipe multidisciplinar que fará o acompanhamento de cada paciente, os tipos de cirurgias autorizadas no Brasil, além de outras diretrizes legais.

Antes da cirurgia vale destacar que a primeira recomendação para o tratamento da obesidade deve ser o tratamento clínico pela mudança de estilo de vida, com reeducação alimentar, a adoção de hábitos saudáveis e exercícios físicos regulares. O passo seguinte é a associação de medicamentos que auxiliem na perda de peso. Quando o médico e o paciente se convencem de que se esgotou a tentativa de tratar a obesidade exclusivamente pela mudança do estilo de vida, a alternativa mais eficaz é a cirurgia bariátrica e metabólica.

De acordo com as orientações da resolução a cirurgia é liberada apenas para pacientes com IMC igual ou maior que 40kg/m² e pode ser realizada em casos de IMC entre 35kg/m² e 40kg/m², desde que o paciente tenha comorbidades como, por exemplo, o diabetes. O IMC é calculado a partir da divisão do peso pela altura ao quadrado.

O preparo pré-operatório visa diminuir o risco para a cirurgia e otimizar a segurança e os resultados metabólicos e melhora de outras comorbidades. Problemas de saúde que o paciente já venha apresentando devem ser compensados da melhor forma possível com otimização das medidas necessárias como ajuste de doses de medicamentos, dieta específica, fisioterapia e preparo psicológico. Nessa fase, também é obrigatório o preenchimento do documento Consentimento Informado, no qual o paciente reconhece estar devidamente informado sobre os benefícios e riscos da cirurgia.

No pós-operatório, além do acompanhamento nutricional, o acompanhamento psicológico também é muito importante e deve ser sempre preventivo e educativo. É necessário considerar o aparecimento de novos fatores de estresse e ansiedade após a cirurgia. Além disso, o paciente pode criar expectativas que não serão atingidas e também em relação à velocidade de melhora.

 

Sobre a SBCBM

A SBCBM - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi fundada em 1996. Inicialmente batizada como SBCB - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, em 2006 a entidade inseriu a palavra “Metabólica” em seu nome, devido à crescente importância da cirurgia metabólica na comunidade médica.

A cirurgia bariátrica vem crescendo expressivamente no Brasil, que é o segundo país com mais cirurgias realizadas. Em 2015 foram realizados cerca de 93,5 mil procedimentos. Do número total de cirurgias feitas no Brasil estima-se que entre 8% a 10% são feitas pelo SUS.

Possui atualmente mais de 1,7 mil sócios entre cirurgiões e especialidades associadas (endocrinologista, cardiologista, educadores físicos, cirurgiões plásticos, fisioterapia, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, nutricionista e nutrólogo e psiquiatra e psicólogo) com representantes no país por meio de capítulos ou delegacias.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS