quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/09/2016 | 09:43

Natação em bebês: mitos e verdades

É comum dizer que bebês sabem nadar mesmo sem ter aprendido, e que essa aptidão desaparece quando eles começam a crescer. Porém, ao contrário desse pensamento, os recém-nascidos não são tão habilidosos assim, por mais que pareçam familiarizados. O que acontece, na verdade, é um movimento intuitivo de autoproteção.
 
Chamado de Reflexo de Natação, a ação faz com que os recém-nascidos, quando posicionados na água, mexam seus braços e pernas de forma repetitiva, de modo que fiquem estáveis e não se afoguem.  Entretanto, esse reflexo desaparece quando o bebê chega aos seis meses de idade, tornando perigoso mantê-los em uma banheira, por exemplo, sem a supervisão de um adulto.
 
“Colocar os bebês na água e deixá-los nadar por conta própria é altamente desaconselhado, uma vez que eles podem facilmente se engasgar e se afogar”, alerta dr. José Gabel, vice-presidente do Departamento de Cuidados Domiciliares da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
 
Habilidade motora
O estudo de Blanksby, que busca analisar o comportamento aquático dos recém-nascidos, mostra que os bebês podem adquirir habilidades de nado por volta dos cinco anos de idade. Isso se deve ao desenvolvimento motor das crianças, que faz com que elas tenham mais controle do corpo.
 
No entanto, iniciar as aulas de natação precocemente não significa
que a criança dominará mais rapidamente a prática, justamente pela capacidade neuromuscular ainda incompleta.
 
Segurança
Programas aquáticos direcionados às famílias com a intenção de introduzir os bebês de forma divertida e descontraída a esse ambiente não devem ser vistos como aulas de sobrevivência. “São oportunidades para introduzir as crianças à água e estar consciente dos riscos. Não servem para torná-las nadadoras talentosas ou para sobreviver de forma independente na água”, justifica o pediatra.
 
A Academia Americana de Pediatria também reforça essa ideia de segurança, recomendando que os pais não deixem seus bebês sozinhos dentro da água e que devem estar sempre por perto para evitar afogamentos.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS